No âmbito das iniciativas promovidas online pela Câmara Municipal de Loulé desde que surgiu o surto pandémico da COVID-19, o que levou a que as ações presenciais tivessem sido canceladas, irá decorrer no dia 5 de junho, das 19h30 às 22h30, a formação online “Aprender a brincar na adaptação ao meio aquático”.
Em nota de imprensa, a autarquia de Loulé sublinha que, "a fase inicial de adaptação ao meio aquático é uma etapa crucial para a aquisição das habilidades aquáticas básicas, pré-requisitos para as habilidades motoras aquáticas específicas, como as técnicas de nado". Porém, "esta fase não deverá servir para aplicar uma bateria de exercícios, adquiridos mecanicamente pelas crianças desprovidos de qualquer intencionalidade por parte da mesma", defende.
No entender da mesma entidade, "a adaptação ao meio aquático deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças". Assim, as atividades lúdicas devem estar sempre presentes. O conhecimento científico e o domínio técnico de aspetos fundamentais – na área da natação e do desenvolvimento da criança, são requisitos básicos para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada., frisa.
Nesse sentido, esta ação terá como principais objetivos dotar os formandos de meios e estratégias para planear aulas de adaptação ao meio aquático com "originalidade e criatividade, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral, promover o domínio dos conteúdos e a capacidade de aplicá-los às diferentes realidades e capacitar os formandos para uma atuação regida pelo profissionalismo, rigor e dedicação", explica.
O Município de Loulé recorda ainda que, a ação será orientada pela formadora Carla Santos, numa organização conjunta com a Sapienta Sports, numa formação creditada pelo IPDJ com a atribuição de 0.3 créditos para a renovação do Título de Natação (GrauI, II, III, IV).
As inscrições podem ser realizadas
aqui:
Recorde-se que, desde 2012, que a Autarquia de Loulé desenvolve um plano anual de formação desportiva composto, em média, por 14 formações anuais creditadas pelo IPDJ e nas mais variadas áreas desportivas. Devido à COVID-19, o plano para este ano foi suspenso e será reativado consoante a evolução da situação pandémica que afeta o país e o mundo.
No entanto, a Autarquia louletana desenvolveu um “Plano de Formação Online” que permite a todos os interessados terem acesso a formação creditada pelo IPDJ mas de uma forma segura tendo em conta o atual contexto.
Susana Brito