Sociedade

Loulé sensibiliza e dá prémios para assinalar dias do Ambiente e dos Oceanos

 
A Câmara Municipal de Loulé assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) com um conjunto de iniciativas de caráter ambiental, com o objetivo de informar e sensibilizar a população para a ação climática, preservação do ambiente e salvaguarda dos oceanos e os seus recursos naturais.

 
Esta sexta-feira, dia 5, a Autarquia lança o concurso “Inspira-nos, partilha a tua eco vida”. Trata-se de uma iniciativa dirigida a todos os cidadãos e famílias do concelho, que consiste no lançamento de desafio online (via facebook Loulé Adapta) para dar a conhecer e premiar as práticas de salvaguarda ambiental desenvolvidas pelas famílias em tempos de confinamento. 
 
Segundo refere o Município em nota de imprensa, a ideia é que a comunidade envie um registo fotográfico, acompanhado de uma mensagem sobre aquilo que tem sido o seu contributo para com o ambiente (máximo 400 caracteres incluindo espaços). Será atribuído um prémio às 3 propostas com o maior número de “gostos/likes”. O prémio será adaptado a cada agregado familiar, que não podendo ultrapassar 5 pessoas (exceto mediante comprovativo), e consiste num “Kit Loulé Adapta” que inclui cantil de 650ml, escovas de dentes em bambu, lápis com sementeira de coentros, agenda, banda desenhada “Reportagem Especial – Alterações Climáticas”, sacos em pano Loulé Adapta e a brochura “Alterações Climáticas em Loulé”.
 
Também neste dia, às 22h30, o Cineteatro irá disponibilizar online, gratuitamente, o filme “Plasticus Maritimus, uma espécie invasora”, que dá a conhecer o trabalho realizado pela Bióloga Ana Pêgo. Este faz parte de um projeto que tem por objetivo informar e educar para o problema da acumulação de plástico nos oceanos.
 
Os trabalhadores do Município serão também desafiados a utilizar o wallpaper “Ação Climática – o poder está nas nossas mãos”, apelando à sua utilização no visor dos seus computadores, como forma de mostrar o seu envolvimento nesta causa.
 
Para mais informações sobre o trabalho do Município nesta área basta ir ao facebook em @louleadapta e/ou @cambientaloule
 
Redação