Na sessão de apresentação da lista de estâncias balneares galardoadas em 2020, a Associação Bandeira Azul da Europa anunciou que as cerimónias nacionais do hastear da Bandeira Azul vão decorrer a partir do dia 15 de junho, iniciando-se em Portugal no concelho de Loulé, onde será hasteada a primeira bandeira a nível nacional, na Praia do Ancão, informou a autarquia.
Numa época balnear marcada pela COVID-19, a Câmara de Loulé avança que a Associação Bandeira Azul Europa (ABAE) defende “um critério excecional, transitório e temporário”, cabendo às entidades responsáveis pela praia galardoada implementar as regras extraordinárias no seu espaço.
Nesse sentido, o Município já se encontra a tomar "as devidas diligências", por forma a salvaguardar "da melhor forma possível" a economia local e a saúde dos residentes e visitantes do concelho, em colaboração com as restantes entidades competentes.
O hastear dos galardões Bandeira Azul e “Praia Acessível” contará com a presença de diversas entidades: coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Turismo do Algarve, ARS Algarve, Capitania do Porto de Faro, Agência Portuguesa do Ambiente, Juntas de Freguesia, Empresas Municipais, entre outras diretamente envolvidas na zona de praia.
Para além das questões ambientais, a acessibilidade é também uma das grandes apostas do Município, em que as praias do concelho têm vindo a apresentar condições "privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos", inclusive com a possibilidade de banhos assistidos, realça nota da edilidade.
Será igualmente implementado nos espaços balneares o Código ColorADD, alfabeto universal de cores, que consiste num sistema pioneiro que, por intermédio de parceiros, permite a mais de 350 milhões de pessoas daltónicas em todo mundo (1 em 10 homens e 1 em 20 mulheres) identificar cores, quer nos suportes de comunicação cromáticos, nos contentores de recolha seletiva de resíduos de praia (amarelo, verde, azul e preto), nos painéis de comunicação dos serviços e acessibilidades balneares, entre outros.
Na praia de Quarteira, o Município substituiu e ampliou a rede de lava-pés de água salgada nesta instância balnear, "com equipamentos mais modernos e totalmente ecológicos" (passando de 17 para 23 unidades, cada uma atualmente com duas saídas de água salgada).
Neste âmbito, o Programa Bandeira Azul conta com um espaço de apoio, o Centro Azul, aberto ao público entre junho e setembro, de segunda a domingo, com a disponibilidade de técnicos/animadores que acompanham e dinamizam atividades e prestam informações e esclarecimentos aos cidadãos, sensibilizando os utentes, para a importância de preservar e promover as zonas balneares.
Susana Brito