Desporto

Loulé tem 3 finalistas nas “7 Maravilhas da Cultura Popular 2020”

 
A Festa da Mãe Soberana, a Cataplana e a Festa da Espiga concorrem na final regional das “7 Maravilhas da Cultura Popular® 2020” em representação do concelho de Loulé, cujos vencedores serão anunciados já na próxima segunda-feira, 6 de julho, numa cerimónia que decorre em Monchique, com transmissão pela RTP1.

 
Em nota de imprensa, a autarquia louletana adianta que, na categoria “Procissões e Romarias”, a Festa da Mãe Soberana destaca-se pelo epiteto de “a maior manifestação religiosa mariana a sul de Fátima”. 
 
Em Loulé, importante centro de trabalhos em cobre e latão, a tradição ainda vive e é possível encontrar uma cataplana realizada artesanalmente na Oficina de Caldeireiros, uma das apostas da Autarquia de Loulé através do seu projeto “Loulé Criativo”. A Cataplana em Cobre concorre na categoria de “Artesanato”.
 
Finalmente, no que respeita às “Festas e Feiras”, a autarquia recorda que, vai estar em representação do concelho a Festa da Espiga que, anualmente, na Quinta-Feira de Ascensão, e coincidindo com o Dia do Município, decorre na vila de Salir. 
 
De referir que, após o anúncio dos vencedores regionais, serão 28 os semifinalistas que irão participar em duas semifinais, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto, para apurar 14 finalistas. A grande final está agendada para o dia 5 de setembro, altura em que serão conhecidas as “7 Maravilhas da Cultura Popular® 2020”.
 
Na mesma publicação, a autarquia evidencia que, até segunda-feira ainda é possível garantir o apuramento destas “maravilhas” louletanas para a próxima fase. Para votar basta ligar os números 760 207 705 (Festa da Mãe Soberana), 760 207 702 (Cataplana em Cobre) e 760 207 704 (Festa da Espiga). O custo de cada chamada é de 0,60 + IVA.
 
Nesta gala de segunda-feira, os finalistas serão representados pelos seus padrinhos, figuras de destaque que estão diretamente ligadas a estas “maravilhas” da cultura popular do concelho de Loulé: a jornalista da TVI Catarina Canelas, autora da reportagem “É como se a Mãe descesse à terra”, sobre a Festa da Mãe Soberana, e que venceu o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão; Bertílio Gomes, reputado chefe algarvio, que tem reinventado e projetado a gastronomia regional, por exemplo as cataplanas; e Reinaldo Teixeira, natural de Salir, empresário da área do imobiliário ligado também ao dirigismo desportivo, nomeadamente ao Futebol, e que apadrinha a candidatura da Festa da Espiga.
 
Refira-se que, a par da Festa da Mãe Soberana, Cataplana de Cobre e Festa da Espiga, estão presentes nesta final regional a Destila do Medronho, de Monchique (Rituais e Costumes), as Charolas de Bordeira, de Faro (Músicas e Danças), a Festa da Pinha, de Faro (Festas e Feiras) e a Procissão da Aleluia, de São Brás de Alportel (Procissões e Romarias).