"Distopia no feminino" é o tema da revista esfera #13, da Associação Cultural e Ambiental -Figo Lampo, cujo lançamento acontece no próximo sábado, dia 13, pelas 18h00, no Auditório Solar da Música Nova em Loulé.
Segundo a associação, o tema deste número foi decidido, atendendo aos números «assustadores tanto quanto à desigualdade de direitos, como de oportunidades, segurança ou até mesmo expressão». Apesar desse alerta estar implícito em toda a revista, não foi por esta válida razão que o diretor, Paulo Tomé, optou por dedicar o número 13 ao feminino.
A Figo Lampo acrescenta que a expressividade artística e a sensibilidade no feminino é aquilo que se explora nas dissertações e manifestações artísticas deste número da revista, que surge como um tributo de Paulo Tomé às artistas e colaboradoras: Ana Frederica, Carla Badillo Coronado, Célia Mendes, Eva Anjos, Genoveva Faísca, Isabel M. Marques, Joana Rego, Josefa de Lima, Laura Carlos, Mariana Rosa, Mercedes Escolano, Paula Rocha, Raquel Zarazaga, Sara Monteiro, Sofia Correia, Teresa Miguel, Teresa Muge, Violante C., Virginia Golf e Zulmira Oliva e Neuza Tomé.
Como já vem sendo habitual nos lançamentos da #esfera, não faltará música, performances e poesia. Na música haverá um concerto de improvisação e composição ao vivo com Ernesto Rodrigues (Viola), Bruno Parrinha (Clarinete & Clarinete baixo) e Hernâni Faustino (Contra baixo). Aclamado mundialmente e com 40 anos de carreira, Ernesto Rodrigues trará a sua mestria em improvisação e em música contemporânea, mostrando a forma como se relaciona com os seus instrumentos, numa abordagem nova onde é inegável a forte influência da música electrónica.
Da música à poesia, com "A poesia lida por quem a escreve", será dado palco a Sofia Correia e Josefa de Lima ambas colaboradoras da esfera que irão declamar poemas de sua autoria, escritos especialmente para esta edição.
Poesia e música irão juntar-se de seguida com a performance "Poema visual repetitivo em duas tomadas e meia" pela mão de Albino Gonçalves na Guitarra Portuguesa e pela voz de Isabelle Rossie seguindo-se a apresentação da Vídeo Performance Symbiosis de e por Maria Adelaide Fonseca. A Vídeo Performance terá estreia absoluta refletindo sobre a repetição e o ciclo natural de mortes e renascimentos, o primordial, o tribal, a sombra, a luz, os elementos, a jornada do herói de Joseph Campbell, o inconsciente coletivo de Carl Jung. Incide ainda sobre como reabilitar a relação de espécie humana (que sobrevive em constante burnout), consigo própria e com a sua essência que é una com a sua casa: o Planeta Terra
O evento termina com a distribuição gratuita da #esfera 13 pelos presentes. A revista é editada pela associação Figo Lampo e conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Loulé, Tipografia Tavirense e Bloco D, Design e Comunicação Lda.