Sociedade

Loulé assina compromisso para a promoção da saúde

O Município de Loulé, representado pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, marcou presença no VI Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, no passado dia 27 de outubro, em Setúbal.

PUB
 
A assinatura da Declaração de Setúbal – Compromisso para 10 Metas e Desafios na Promoção da Saúde pelos municípios membros da Rede foi um dos momentos mais importantes deste evento.
 
Pretende-se, desta forma, que esta declaração funcione como um compromisso consensual que os municípios da Rede pretendem assumir.
 
A defesa do Serviço Nacional de Saúde é um dos compromissos traçados nesta declaração. Nesse sentido, os municípios que integram a Rede comprometem-se a desempenhar um papel ativo na defesa da saúde, designadamente reivindicando a acessibilidade a cuidados de saúde de qualidade para toda a população e condições de equidade territorial no acesso aos equipamentos e serviços de saúde.
 
Através desta declaração, os signatários comprometem-se a investir na elaboração e atualização dos instrumentos municipais de diagnóstico e de planeamento estratégico em saúde, designadamente, o Perfil de Saúde, o Plano de Desenvolvimento de Saúde e a Carta de Saúde em estreita articulação e integração com as revisões e atualizações dos Planos Municipais de Ordenamento do Território, nomeadamente nos Planos Diretores Municipais e ainda nos Planos de Desenvolvimento Social, bem como promover a elaboração de Carta Desportiva e de Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo, envolvendo o Movimento Associativo Desportivo, explica a autarquia em nota de imprensa.
 
Outra das metas será apoiar o desenvolvimento do Roteiro Nacional para a Saúde nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e Comunidades Intermunicipais.
 
Os municípios declaram, através deste documento, continuar a priorizar a intervenção junto das populações mais vulneráveis com piores condições de saúde, mitigando as desigualdades em saúde, bem como apostar num ambiente físico construído promotor de saúde, acessível, inclusivo e potenciador da prática de estilos de vida saudáveis.
 
Este compromisso assumido passa ainda por reforçar a prevenção de doenças crónicas investindo também na prática de atividade física regular, na educação para uma alimentação saudável e em abordagens preventivas do consumo abusivo de álcool, de tabaco e de substâncias psicoativas, e continuar a apostar na intervenção precoce promovendo a saúde mental e o bem-estar psicológico.
 
Finalmente, outro dos compromissos assumidos pela Rede passará por estabelecer estratégias locais, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, para promover a participação dos munícipes e dos agentes locais da Comunidade, desenvolvendo programas de promoção da literacia em saúde e da capacitação técnica dos agentes locais para os cuidados de saúde personalizados.
 
Algarve Primeiro