Sociedade

Loulé assinala Noite e Dia Internacional dos Museus

“Museus para uma sociedade sustentável” é o mote para as celebrações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), lançado este ano pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus.

PUB
 
O concelho de Loulé associa-se mais uma vez a esta efeméride, com um programa de atividades subordinado ao tema “Museu: lugar de diálogos que usa as coleções para inspirar as pessoas” e que integra a Noite Internacional dos Museus (16 de maio) e as comemorações do 20º aniversário do Museu Municipal de Loulé (25 de maio).
 
A Orquestra Clássica do Sul – Quarteto com sopros abre a "Noite dos Museus" com um concerto que terá início pelas 18h00, este sábado, 16 de maio. Esta iniciativa integra-se no programa DiVaM  de Dinamização e Valorização dos Monumentos, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura, que tem como principal objetivo continuar a implementar uma dinâmica cultural nos monumentos afetos à DRCALG e aproximar as comunidades ao seu património.
 
Entre as 21h00 e as 23h00, estão previstas visitas orientadas à exposição permanente de Arqueologia e à exposição “Lacunas” de Ricardo Jorge, patente no Museu Municipal e no Pólo Museológico dos Frutos Secos.
 
Às 21h30, decorre a entrega dos prémios do concurso “O Museu faz anos” e, pelas 22h00, Pedro Branco e convidados (percussão) dá um concerto. A "Noite dos Museus" encerra com um workshop de Dança Oriental, por Telma da Silva, às 23h00.
 
Refira-se que a Noite Internacional dos Museus foi criada com o objetivo de proporcionar experiências atrativas e fora da oferta habitual, permitindo ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos.
 
Já na segunda-feira, 18 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, os Serviços Educativos do Museu promovem as Oficinas “Da matéria à arte… reciclando materiais a partir das coleções” que têm como público-alvo os alunos do pré-escolar e seniores. 
 
No dia em que o Museu Municipal de Loulé assinala 20 anos de existência, a 25 de maio, realiza-se a atividade “Os Mouros também jogavam”, dirigida aos alunos do 4º ano do 1º Ciclo, a partir das 10h00.
 
Através de artefactos recolhidos nas escavações arqueológicas os alunos irão conhecer o quotidiano da população que viveu neste território antes da conquista. Irão ainda aprender a jogar o jogo ric-rac, também conhecido por jogo do moinho, muito popular na época islâmica.
 
A partir das 18h00, no espaço do Museu, decorre um seminário integrado no Algarve Design Meeting. A sessão de abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Vítor Aleixo. O docente da Universidade do Algarve, António Lacerda, fará uma apresentação, seguindo-se a apresentação da Revista “Raízes” do Museu Municipal, pela Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, Dália Paulo, e apresentação da nova identidade visual para o Museu. As comemorações encerram com a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos do curso de Design da Universidade do Algarve, agendada para as 19h00.