A Praça da República, em Loulé, irá encerrar ao trânsito automóvel durante os cinco fins de semana do mês de agosto.
O fecho decorrerá entre o Largo Bernardo Lopes e o Largo Gago Coutinho (entrada para a Praça da República), de sexta-feira, às 19h00, a segunda-feira, às 6h00.
O motivo prende-se pela ação, denominada “A Praça é nossa”, levada a cabo pela Câmara Municipal de Loulé (em estreita colaboração com a ACRAL e os comerciantes).
O objetivo visa, segundo a autarquia, "dinamizar e promover o comércio local, além de permitir às pessoas aproveitarem em pleno a cidade, as suas infraestruturas e esplanadas, num espírito de convívio saudável, num passeio em família ou entre amigos".
Os concessionários e operadores do Mercado, ao sábado de manhã, serão autorizados a entrar na Praça da República pela rotunda do Largo Gago Coutinho, para cargas e descargas, nos locais devidamente identificados para o efeito. A Rua 1º de Dezembro passará a ser bidirecional durante esse período (das 19h00 de sexta-feira às 6h00 de segunda-feira), de forma a perturbar o menos possível o bom funcionamento do Mercado.
A Loulé Concelho Global também se juntou a esta iniciativa e irá, nesta zona, auxiliar na coordenação e articulação de forma a facilitar o processo para todos os intervenientes, nomeadamente em período de funcionamento do Mercado Municipal.