Decorreu no passado dia 8 de Julho, no Salão da Assembleia Municipal de Loulé, a primeira sessão de trabalho conjunto entre instituições locais e regionais para o combate ao desperdício alimentar.
A iniciativa insere-se no projeto europeu "Don't Waste Our Future", financiado pela Comissão Europeia e que conta com parceiros de 7 países europeus. A Associação In Loco é a parceira nacional deste projeto e responsável pela dinamização destas sessões.
Estiveram presentes os presidentes e técnicos de diferentes áreas de intervenção dos municípios de Loulé e de São Brás de Alportel, Juntas de Freguesia dos dois concelhos, escolas, instituições particulares de solidariedade social e outros serviços e organizações regionais interessados em trabalhar em conjunto pela diminuição do desperdício e a promoção do acesso à alimentação, cerca de 40 pessoas estiveram presentes na iniciativa.
Estas sessões de trabalho têm como finalidade a identificação de elementos que podem contribuir para a rastreabilidade do desperdício alimentar nos concelhos de Loulé e São Brás de Alportel, assim como para a construção de uma Carta Europeia de Jovens e de Autarcas neste domínio, que será apresentada no âmbito da Expo Milão, em Outubro.
Na primeira sessão pretendeu-se identificar os principais constrangimentos existentes no combate ao desperdício alimentar, como as boas práticas que estão a ser implementadas em cada um dos municípios e na região.
Em Setembro, os parceiros regressam com uma nova oficina que visa a discussão das soluções. Em Portugal, estima-se que cada pessoa desperdice, em média, por dia 270 g de alimentos.
Isso equivale a deitar uma refeição principal diariamente para o lixo. É com o propósito de encontrar soluções coletivas que este projeto lançou o desafio de participação aos municípios de Loulé e de São Brás de Alportel.