O Solar da Música Nova, obra de reabilitação da equipa Vítor Mestre & Sofia Aleixo Arquitetos, foi distinguido com o prémio europeu HERSUS Arquitetura do Património Moderno Construído, informou o Município de Loulé em comunicado.
O consórcio HERSUS integra cinco universidades europeias: Universidade de Belgrado – Faculdade de Arquitetura (Belgrado, Sérvia), organização líder; Università Iuav di Venezia (Veneza, Itália); Universidade do Chipre – Departamento de Arquitetura (Nicósia, Chipre); Universidade Aristóteles de Salonica – Escola de Arquitetura (Salónica, Grécia) e Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
O prémio, não monetário, será entregue na Universidade de Sevilha, no contexto da cátedra da UNESCO de Património Urbano Construído na era digital CREhAR (Creative Research and Education on heritage Assessment and Regeneration).
A autarquia recorda que esta é mais uma distinção para a obra do Solar da Música Nova, que ainda recentemente foi a grande vencedora da 2ª edição do Prémio Regional de Arquitetura – Algarve 2022, na categoria “Reabilitação”.
A intervenção levada a cabo no Solar da Música Nova – antigo Solar da família Barros e Aragões - teve por objetivo principal reinstalar o uso educativo e cultural no edifício de dois pisos, datado do séc. XVIII, entretanto adquirido pelo Município. O imóvel encontrava-se num avançado estado de degradação e foi alvo de uma remodelação profunda.
Este espaço comporta agora três áreas distintas: Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado e a sede da Banda Filarmónica Artistas de Minerva e um Auditório Municipal.