O workshop “The Acting Object”, ministrado pela londrina Helen Ainsworth, que decorrerá em Loulé no âmbito do FOMe – Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres, no Auditório do Convento do Espírito Santo, entre os dias 24 e 27 de setembro, em horário pós-laboral, já tem as inscrições abertas.
Segundo a autarquia de Loulé, “a experiente marionetista questiona desde logo é a capacidade que temos (ou não) de contar histórias com os objetos do quotidiano. Como fazê-lo? E quais os limites de cada objeto? Mais: como representar uma personagem e quais as possibilidades de expressão que aquelas nos apresentam?”
Helen Ainsworth irá explorar estas questões através de exercícios, em grupo e individualmente.
A formadora acredita que “a construção de marionetas não deve limitar-se ao design tradicional, nem à aplicação infantil, nem sequer às regras de representação”.
Aproxima-se da “construção do boneco como objeto escultórico, embutido do misticismo e da magia que estão nas raízes primitivas da marioneta – na iconografia e na religião”.
A frequência do workshop (dirigido a maiores de 16 anos) é gratuita e os interessados devem inscrever-se enviando um email para
[email protected]. No final da formação serão atribuídos certificados a todos os participantes.