O Cine-Teatro Louletano recebe no próximo sábado, dia 21 de novembro, pelas 21h30, um concerto de música francófona com a reconhecida intérprete Adriana Queiroz.
Este concerto intitulado “Tempo” revisita melodias para sempre enraizadas na memória coletiva, debruçando-se sobre a música francófona através dos seus cantautores mais representativos.
Dando especial destaque a Jacques Brel e a Leo Ferré, viaja-se pelo mundo emocional de Barbara, o encantamento de Trenet, a loucura de Gainsbourg, o surrealismo de Boris Vian, a intemporalidade de Piaf (que, não sendo cantautora, é figura incontornável da música francesa do século passado).
Na conceção e voz deste espetáculo está Adriana Queiroz, com Filipe Raposo no piano e arranjos. O desenho de luz é da responsabilidade de Helena Gonçalves e Pedro Mendes, o vídeo da Arctica, o banco de imagem de Tiago Guedes, Frederico Serra e Núcleo Casulo, e conta com a participação vídeo de Adriana Queiroz, Cláudia Jardim, Sandra Rosado, Félix Lozano, Ivo Canelas, Paulo Pinto e Romeu Runa.
Adriana Queiroz frequentou os cursos de formação da Fundação Calouste Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado. Em Paris frequentou a Academie Internacionale de la Danse. Trabalhou técnica vocal com Lúcia Lemos, Catherine Rey e Rui Baeta.
Em 1982 ingressa na Companhia Nacional de Bailado como profissional e em 1988 no Ballet Gulbenkian, sob a direção de Jorge Salavisa, onde permaneceu até 1998 sendo promovida a Primeira-Bailarina em 1993.
Desde 1998 colabora, como intérprete, com a Companhia Olga Roriz onde participou em vários espetáculos.
Participou em várias peças e trabalhou com encenadores como Germana Tanger, Raul Atalaia, António Pires, Fernando Heitor, An.Car-Go, Rita Loureiro, Diogo Infante, Ana Luísa Guimarães, Fernando Gomes, entre outros. Integrou ainda várias produções para cinema e musicais, fazendo igualmente, nesse âmbito, trabalhos na área do movimento cénico, coregrafia e assistência de encenação.
Foi professora de expressão corporal no Chapitô e dá aulas no curso de formação de atores da ETIC. Inaugurou em 2002 o CAL – Centro de Artes de Lisboa.
Em janeiro de 2009 lançou o seu primeiro trabalho como cantora num concerto intitulado “Now”, com a participação de Paula Sousa (piano), Luís Cunha (trombone), Miguel Menezes (contrabaixo) e Tino Dias (bateria).
Em janeiro de 2010 estreia o concerto “Às Voltas” com Thierry Riou (piano), Bernardo Savill (guitarra), Massimo Cavalli (contrabaixo) e Milton Batera (bateria). Em 2012 lançou o seu primeiro trabalho discográfico “Ariadne”, com direção musical de Pedro Jóia, e, mais recentemente, em 2014, apresentou no Teatro S. Luiz o espetáculo “KW” – Kurt Weill.
Este concerto tem a duração de 75 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 8 euros.