Política

Loulé:Bloco de Esquerda discute direitos dos cuidadores informais

O Bloco de Esquerda organiza no próximo dia 12 de janeiro uma sessão aberta dedicada aos direitos dos cuidadores informais.

PUB
 
A iniciativa tem lugar na Biblioteca Municipal de Loulé, e conta com a participação de José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, Sofia Figueiredo, presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, João Vasconcelos, deputado eleito pelo Algarve, e Joaquim Sarmento, ativista do movimento em Loulé, e moderador da sessão.
 
O Bloco quer que seja aprovado o estatuto dos cuidadores informais.
 
Em nota enviada à imprensa, o BE estima que em Portugal "cerca de 800 mil pessoas prestem cuidados informais, trabalho essencialmente feminino, não reconhecido, não remunerado, mas cujo valor rondará os 4 mil milhões de euros anuais".
 
80% dos cuidados prestados a dependentes são feitos por cuidadores informais, trabalho que tem "custos pessoais pesados", como maior risco de pobreza, abandono do emprego, isolamento, rutura das relações sociais, depressões, exaustão, stress, e onde as respostas públicas não colmatam as carências existentes, como são insuficientes as respostas atuais por parte da rede de cuidados continuados, dos serviços de apoio ao domicílio e dos cuidados formais, adianta a mesma nota.
 
Em março o Bloco apresentou um Projeto de Lei no sentido de criar o Estatuto do Cuidador. Esta iniciativa tem como objetivo ir além do reforço dos cuidados formais e das recomendações do Governo quem vêm sido apresentadas desde 2016. Embora tenha sido inscrito no OE 2019 um compromisso que sinaliza uma intenção e um caminho, falta aprovar o Estatuto e o Bloco assumiu esta responsabilidade, "sendo necessário concluir o processo, aprovando-o".