Maxime Tortelier é o maestro convidado para o concerto de abertura e Jed Barahal, violoncelista norte-americano, irá ocupar o lugar de solista no concerto “Grandes Períodos da História da Música – o Romantismo”, a ter lugar no Cine-Teatro Louletano no dia 31 de março, pelas 17h00.
Em destaque no concerto de abertura, estará o Romantismo que foi fortemente “marcado pelo lirismo e pela emoção, retratando frequentemente o drama humano, os amores trágicos e os ideais utópicos", revela nota da Orquestra Clássica do Sul.
Um exemplo desse período na música está toda a produção do compositor russo P. I. Tchaikovsky”, afirma Rui Pinheiro, Diretor Artístico do festival. Nesse âmbito o programa deste concerto é composto pela “Quinta Sinfonia” de Tchaikovsky, pelo “Concerto para Violoncelo” de E. Elgar e pela Abertura de “Ruslan e Lyudmila” de M. Glinka.
O “Concerto para Violoncelo” de Elgar foi uma das últimas obras do compositor britânico que, apesar de ter sido composta já no século XX (em 1919) pode ser considerada uma das últimas obras-primas do espírito romântico. Será interpretada por Jed Barahal, violoncelista de origem americana, que foi solista de orquestras de referência como a Orquestra Sinfónica de São Paulo (Brasil), Orquestra do Capitólio de Toulouse (França) e Regie Sinfonia (Porto).
A assinalar a 34.ª edição, o Festival Internacional de Música do Algarve – FIMA, regressa com um programa eclético, com um total de 14 concertos a realizar em diferentes localidades da região. No primeiro concerto dedicado aos grandes períodos da História da Música, a Orquestra Clássica do Sul apresenta-se com formação sinfónica, ao contar com os participantes da Academia OCS no palco do Cineteatro Louletano.
O FIMA 2019 decorre de 31 de março a 31 de maio e convida artistas de renome nacional e internacional como o maestro Maxime Tortelier, os violinistas Daniel Stabrawa e Christoph Koncz, o percussionista Jean-François Lézé, o violetista Máté Szücs, o violoncelista Jed Barahal, a soprano Dora Rodrigues e também agrupamentos como o Grupo Vocal Olisipo, Jordi Savall & Hespèrion XXI, o P.L.I.N.T. – Pablo Lapidusas International Trio e a Orquestra do Norte com o maestro Jan Wierzba e o violoncelista Marco Pereira.
Os bilhetes podem ser adquiridos através das bilheteiras online disponíveis em: http://www.fima.com.pt/pt/bilheteira