Sociedade

LOULÉ:Festival Med 2015 arranca esta quinta-feira com muito mais que música

Está tudo a postos para a 12ª edição do Festival MED que arranca esta quinta-feira, 25 de junho, e se estende até ao próximo domingo, na Zona Histórica de Loulé.

PUB
 
São mais de meia centena de bandas, entre os artistas que irão passar pelos palcos Matriz, Cerca, Castelo, Arco e Bica, MED Classic, MED Fado e os grupos que vão animar o recinto, com vários “Concertos Improváveis”.
 
A par da música, outras vertentes culturais têm lugar marcado nas típicas ruas e ruelas, arcos e travessas do casco antigo da cidade. 
 
A gastronomia será, de resto, o grande destaque para o Open Day, domingo, dia de entrada gratuita. 
 
A organização do Festival MED quis associar a Dieta Mediterrânica enquanto Património Imaterial da Humanidade, designação conferida pela UNESCO em 2013, a este evento. 
 
Nesse sentido, criações originais elaboradas com base nos principais produtos mediterrânicos serão apresentadas aos visitantes mas, neste dia, está prevista ainda a realização de show-cookings no Mercado Municipal com chefs algarvios (Chef Frederico Lopes e Chef Abílio Guerreiro), numa iniciativa que conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria de Faro e Tertúlia Algarvia.
 
É também no Mercado que vai decorrer uma mostra de produtos mediterrânicos, entre os quais azeite, figo, amêndoa ou azeitona.
 
No Open Day será igualmente apresentado o Festival Internacional de Jazz de Loulé, que terá lugar dias 31 de julho e 1 de agosto, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, sob direção artística de Mário Laginha.  
 
Com o objetivo de reduzir a produção de plástico no recinto do Festival, a organização continua a apostar nas questões ambientais e, nesse sentido, o Copo Eco Ecológico, lançado em 2014, irá manter-se, mas desta vez gratuito para todos os que adquirirem bilhete. 
 
Também as questões sociais não estão esquecidas e o Movimento “Zero Desperdício” marca presença neste evento. Ao longo dos dias que o evento decorrerá, todos os excedentes alimentares serão recolhidos no final da noite por voluntários da Associação Refood, de acordo com as condições de segurança e higiene alimentar exigidas, transportados e armazenados para serem distribuídos pelas instituições particulares de solidariedade social do Concelho de Loulé.