O antigo alfaiate, Romão Galego dos Santos, vai falar de um ofício que se encontra praticamente desaparecido. Esta “Conversa com o alfaiate” acontece esta quarta-feira, dia 2 de julho, às 18h00, no espaço Ateneu em Loulé e pretende sensibilizar para o interesse que as artes e ofícios podem ter na atualidade.
Nesta conversa Romão dos Santos, acompanhado de antiga colega, irá recordar o seu processo de aprendizagem até se ter tornado mestre e irá fornecer informação sobre as técnicas, métodos e estilos implicados no saber-fazer de fatos à medida para homens, numa arte que ainda hoje é bastante estimada pela alta-costura.
“A conversa com um alfaiate” é a primeira de várias que se seguirão, com a intenção de dar a conhecer as artes e ofícios tradicionais do concelho de Loulé e de cativar interessados para a sua aprendizagem.
A iniciativa insere-se num projeto que está a ser preparado pela Câmara Municipal de Loulé com o apoio técnico da ProActiveTur e que se centra na criatividade, nas artes e ofícios, nas suas dimensões pedagógica, lúdica, cultural, económica e turística.