A segunda edição do Algarve International Festival of Light, mais conhecido como LUZA Festival, está confirmada para novembro.
Segundo a organização após uma estreia de sucesso no ano passado, o festival retorna a Loulé entre os dias 1 e 3 de novembro. O evento é uma produção do ByBeau Studio e da Eventors’ Lab, com apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Programa cultural 365 Algarve.
Para a edição de 2018, o LUZA irá manter algumas ações da edição anterior, como por exemplo a Torch Light Parade, que será a atividade de abertura do festival e que conta com a participação do público e de alguns artistas. Para além disso, mantém o cariz social, cuja receita arrecadada será doada para uma instituição social do concelho de Loulé.
O acesso a todas as instalações será gratuito, exceto na Torch Light Parade, onde será cobrada uma importância simbólica para adquirir as tochas. Uma vez mais, o público poderá percorrer as ruas cheias de estórias do Centro Histórico, os monumentos ganham nova vida e dialogam com as obras artísticas de luz, para uma experiência "iluminada".
O comércio da cidade estará aberto durante o evento, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora para os visitantes, destaca a organização em comunicado.
Este ano, o LUZA terá novidades na programação, como workshops e uma exposição. No dia 2 de novembro, durante a manhã e a tarde, será realizado o LUZA Kids - Lumo meets Precious Plastic, uma demonstração direcionada para as escolas com transformação do plástico em peças artísticas. Após a abertura das instalações este espaço estará aberto aberto ao público, bastando trazer tampas ou mesmo garrafas de plástico limpas.
Ainda no dia 2 de novembro, será realizado o Workshop “Introdução à arte Light Painting Photography” com Kim Von Coels e Phill Fisher, com ponto de encontro na Galeria ArtCatto.
Este workshop é limitado a 10 pessoas, que terão de se inscrever previamente através do
[email protected].
O LUZA apresenta também uma exposição (See the Light), sobre Light Painting, com a artista Kim Von Coels.
Este evento receberá mais uma vez artistas nacionais e internacionais, oriundos de países como: Portugal, Espanha, Escócia, Eslovénia, México, França, Alemanha, Rússia e Áustria.
No dia 3 de novembro será realizada a conferência “Working with Light”, onde os artistas do festival serão convidados para um debate e uma reflexão sobre o tema e sua importância.
Obras que serão apresentadas na edição de 2018 e respetivos autores:
_Infinity – Um projeto de The Core (Alemanha)
“Cardume” – Um projeto de ByBeau Studio e Ledscontrol (Portugal, Escócia, Espanha e México)
_Synspecies – Um projeto de Elías Merino & Tadej Droljc (Espanha e Eslovénia)
_Cloud in Street – Um projeto de Telmo Ribeiro (Portugal)
_Water Melody – Um projeto de Olga Kaurova & Artur Bochkivskiy (Rússia)
_Lumo – Um projeto de Irena Übler e Daniel Rodrigues (Alemanha e Portuga)
_Flora – Um projeto de Philip Artus (Alemanha)
_Um Recorte no Escuro – Um projeto de José Jesus, Ricardo Jesus e Ricardo Ferreira (Portugal)
_For iTernety– Um projeto de Katja Heitmann (Alemanha)
_Dancing House – Um projeto de Klaus Obermaier (Áustria)
_Candeeiros Pidutournée – Um projeto de Loulé Lab Design (Portugal)
_InterWorlds – Um projeto de Boris Chimp 504 (Portugal)