Sociedade

LOULÉ:Marionetas chilenas retratam a dura vida dos mineiros

O Cine-Teatro Louletano acolhe no próximo dia 17 de setembro, pelas 21h30, a peça “Chiflón – El Silencio del Carbón”, pela Companhia Silencio Blanco, do Chile, numa apresentação única no Algarve e, mais uma vez, em parceria com o Programa Gulbenkian Próximo Futuro.

PUB
 
Silencio Blanco faz uma releitura da história “El Chiflón del Diablo”, de Baldomero Lillo, eminente autor chileno, que fala de uma mina de carvão que colapsa e de um jovem mineiro que é expelido desse local onde trabalha. A sua única hipótese de continuar empregado na empresa é rumar para a área de Chiflón del Diablo, um dos locais mais perigosos desta atividade. 
 
A peça retrata situações quotidianas que permitem conhecer a intimidade e as fragilidades das personagens, o seu heroísmo diário, a espera incondicional e a incerteza vivenciadas pelas suas mulheres, sem saber se os mineiros regressarão. 
 
A Companhia Silencio Blanco distingue-se por trabalhar com marionetas brancas, construídas à base de papel de jornal e que atuam em silêncio: não se recorre a diálogos e as marionetas não falam. Na montagem, as sensações humanas são representadas pelas situações quotidianas através de movimentos gestuais. 
 
Depois das produções “De papel” e “El Pescador”, a companhia, criada em 2010, apresenta agora a sua terceira peça “Chiflón - El Silencio del Carbón” (“Chiflón”, o silêncio do carvão), cujo processo criativo durou mais de dois anos e que incluiu uma viagem de pesquisa à cidade mineira de Lota, onde as marionetas foram construídas. 
 
Os ingressos têm um custo associado por pessoa de 8 euros.