Sociedade

Loulé:Ponte Romana da Tôr considerada Imóvel de Interesse Municipal

Foi aprovada em Reunião de Câmara a conclusão do procedimento da Ponte Romana da Tôr como Imóvel de Interesse Municipal.

PUB
 
Segundo os responsáveis da autarquia louletana, a classificação da Ponte da Tôr como Imóvel de Interesse Municipal "é de grande importância para preservar o futuro da memória coletiva e do desenvolvimento territorial, bem como para a valorização de um conjunto de imóveis culturalmente relevantes que correspondem às obras públicas antigas".
 
A Ponte da Tôr é uma ponte romana sobre a Ribeira de Algibre, com uma largura, ao centro, de 3,47m, formada por cinco arcos, o último reconstruído no período medieval. 
 
A sua construção data da Baixa Idade Média, com técnicas construtivas inspiradas nas romanas, e a primeira referência conhecida consta de uma anotação na ata da sessão de 25 de abril de 1410 da vereação de Loulé.
 
Originária do período romano, tais como as pontes dos Álamos e do Barão, a Ponte da Tôr tem sido estudada por investigadores que se têm debruçado sobre a presença romana no Concelho e sobre a conservação do património histórico, dando um contributo para a compreensão da história do local.