No âmbito de mais uma sessão do Ciclo de “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe no dia 22 de janeiro, quinta-feira, pelas 18h30, mais uma sessão, desta vez subordinada ao tema “O Programa Massagens nas Escolas”, apresentada por Sílvia Conde.
Esta sessão destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos, e baseia-se na implementação de uma rotina simples e curta de movimentos de massagem entre crianças em contexto de sala de aula ou em contexto de comunidade (entre crianças ou em família). Outro dos aspetos desenvolvidos pelo Programa é a introdução de atividades de toque e movimento, que utilizam conteúdos curriculares.
Silvia Conde é fisioterapeuta desde 1991. Exerceu a sua atividade entre 1991 e 2003 no Hospital Central de Faro. Desde 1996 é fisioterapeuta na União de Freguesias de Faro (Sé e S. Pedro). No ano de 2002 tornou-se instrutora de massagem infantil (CIMI) e em 2003 fisioterapeuta no Colégio Oficina Divertida.
Em 2005 tornou-se formadora em cursos EFA e fisioterapeuta responsável pelo centro Barrigas a Crescer, na área da educação pré e pós-natal. Desde 2009 é instrutora de massagem do 1 aos 7 anos e coautora do projeto Tocar com Sabores, desenvolvido com crianças dos 3 aos 6 anos em jardim-de-infância.
Em 2010 passa a acumular também a função de instrutora de massagem nas escolas, em 2012 tornou-se formadora de instrutores do Programa de Massagem nas Escolas e, desde maio de 2014, formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua.
No mês de fevereiro o Ciclo de “Conversas de Graúdos sobre Miúdos” tem lugar no dia 26, com o título “Pensar, refletir e questionar o papel do terapeuta da fala na infância”.