Sociedade

Loulé:Semana do Ambiente e Oceanos envolveu mais de dois mil participantes

Nos dias 3, 4 e 5 de junho, a Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Ambiente, Espaço Público e de Transportes, promoveu a Semana do Ambiente e Oceanos, com um conjunto de atividades que visaram sensibilizar a população em geral, em particular a comunidade escolar, para a preservação ambiental.

PUB
 
Assim, no dia 3, na Sala da Assembleia Municipal, teve lugar uma sessão de sensibilização subordinada ao tema “Água: Sabemos usá-la?”, direcionada aos funcionários da autarquia para a necessidade de um uso mais racional e eficiente da água, uma parceria que envolveu outras entidades – Águas do Algarve, ARS Algarve e DECO Algarve.
 
No Cine-Teatro Louletano decorreu a apresentação final do Projeto “Habitats”, iniciativa do Centro Ambiental que envolve teatro, dança e questões ambientais, e que nasce de uma parceria com Inês Mestrinho e Associação Almargem. 
 
Na edição deste ano pretendeu-se recriar um habitat muito específico, precisamente a cidade de Loulé. 
 
Descobrir a cidade, as suas formas, os seus cheiros, os seus jardins, os seus edifícios, a sua arquitetura, incorporando na dança os aromas, os sons e o clima foi a base desta atividade onde participaram alunos do 2.º ano da escola EB1 da Mãe Soberana; utentes da associação UNIR (Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve), auxiliados por alguns alunos do Estúdio da Bordeira e da Escola do Malhão.
 
No dia 4, alunos do 4º ano da Escola EB1 N.º 3 de Loulé estiveram na Marina de Vilamoura para participar num percurso/passeio de barco junto à Costa, com uma palestra sobre a poluição nos oceanos.
 
No Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), os alunos do 1º ciclo participaram em jogos e atividades de sensibilização ambiental junto ao Centro Ambiental de Loulé, no Parque Municipal, sobre as seguintes temáticas: duração dos resíduos no mar, reciclagem, poupança de água e as Áreas Protegidas do Concelho de Loulé, iniciativas que contaram com o apoio da Associação Almargem.
 
Ainda no Parque, no Anfiteatro António Aleixo, cerca de 400 alunos do pré-escolar assistiram à peça de teatro “João e o Pé de Feijão”, história adaptada à temática do ambiente.
 
Na Praia de Vilamoura, alunos do 4º ano da Escola EB1 N.º 4 de Loulé participaram em jogos de sensibilização ambiental, nomeadamente numa estafeta para separação de resíduos e em perguntas e respostas em torno do tema “A Poluição dos Oceanos”.
 
Esta efeméride constituiu também uma oportunidade de divulgar as boas práticas; nesse sentido, foram distribuídos aos funcionários da autarquia marcadores de livros com dicas e práticas ambientais. Foi igualmente distribuída, por via eletrónica, a Newsletter LC Sustentável subordinada à temática dos oceanos.
 
Globalmente estiveram envolvidos nas atividades dinamizadas no âmbito da Semana do Ambiente e Oceanos cerca de 2485 participantes.