Segundo a organização à semelhança dos anos anteriores, o 11º Festival MED também terá um espaço dedicado à música clássica. Nesta edição são quatro os agrupamentos que irão levar a música erudita à Igreja Matriz.
O Ensemble de Flautas de Loulé, presença habitual no MED, é a proposta para o dia 25 de junho. O grupo constituiu-se em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, no intuito de divulgar o repertório histórico deste tipo de formação instrumental.
O grupo gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste concelho.
No dia 26 de junho, vai estar na Igreja Matriz o Duo ‘violiNOacordeão’. Formado por João Pedro Cunha e Gonçalo Pescada, o Duo propõe um espetáculo que, mantendo a formalidade dos concertos de música erudita, prima por um ambiente descontraído, criado pela proximidade entre o público e os artistas. Com um repertório eclético e variado, a fusão exótica destes dois instrumentos resulta num espetáculo fascinante, tanto para o ouvinte menos preparado como para o mais erudito.
Quarteto “Concordis” atua no MED Classic a 27 de junho. O agrupamento é formado por João Venda, Rui Mourinho, Rui Martins e Eudoro Grade, professores na região algarvia dos Conservatórios de Música de Albufeira, Faro, Tavira, Portimão, e Vila Real de Santo António.
No encerramento do Festival MED, 28 de Junho a proposta deste programa de música clássica é o Classic´s Quartet. Este agrupamento nasce em meados de janeiro de 2014, com o objetivo de promover a música de câmara. Constituído por músicos da orquestra Clássica do Sul, tem vindo a desenvolver um trabalho regular apresentando repertório diversificado.
Todos os espetáculos têm início às 19h30, com a duração de 50 minutos.