Economia

Loulé:Ministro Manuel Heitor quer mais estudantes e investigadores de medicina no Algarve no próximo ano letivo

 
 
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve ontem nos Paços do Concelho de Loulé, onde assistiu ao ponto de situação da construção dos edifícios do ABC - Loulé Health and Research Center, para investigação cientifica relacionada com as áreas das ciências biomédicas, que deverão ser inaugurados dentro de dois anos.

 
Na sessão, Vítor Aleixo - Presidente da Câmara Municipal de Loulé, explicou que o investimento a ser realizado na zona nascente da cidade, junto ao Estádio Municipal de Loulé, «tem como principal objetivo complementar a investigação cientifica que se faz na Universidade do Algarve, com outro nível de investimento e sobretudo com outras consequências para o futuro».
 
O autarca lembrou que este projeto teve início em 2018, através de uma ideia lançada pelo Presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Adriano Pimpão, e que vê este ano, o arranque físico da obra, num investimento de 11 milhões 165 mil euros, ocupando uma área de 7.781 m2. De acordo com Vítor Aleixo, trata-se de um investimento em que a Câmara, irá tentar recorrer a Fundos Comunitários, «na medida em que no Município, há outros projetos para avançar em várias frentes, por isso tentamos tirar proveito dos fundos europeus».
 
Vítor Aleixo explicou que a partir da rotunda da Avenida Parque das Cidades, irá ser construída uma outra avenida com ciclovia, «consentânea com os valores ambientais», que fará a ligação à sede do ABC, com um custo estimado de cerca de 1 milhão de euros.
 
 
O edifício terá 2 pisos abaixo da cota 0, para parques de estacionamento e arrumos, e 4 pisos acima da cota 0, para as valências da investigação e docência. Um projeto que vai ao encontro das «novas exigências ambientais», realçou o autarca, desde a cobertura com painéis solares, para que seja autosuficiente em termos energéticos, fachadas ventiladas com sombreamento a partir do exterior ou áreas verdes para que esteja adaptado ao aquecimento global. O responsável autárquico aproveitou o momento para dizer que o projeto, «será também uma oportunidade para homenagear um grande algarvio, o homem a quem a ciência do país tanto deve, como é o professor Mariano Gago».
 
O edil rematou que a maior motivação do centro ABC, passa por servir a saúde pública e a investigação cientifica pública em parceria com a Universidade do Algarve, «com jovens investigadores e jovens médicos para que possamos voltar uma página, na percepção de que o Algarve é uma região de férias e não tem mais nada para dar ao país. Queremos contrariar essa ideia, porque na região há muitos mais valores para além da atividade turística», considerou.
 
Por se tratar de um investimento volumoso, Vítor Aleixo reconheceu que inicialmente a opinião pública «não entendeu muito bem do que se estava a falar», situação que foi revertida graças à comunicação que tem sido feita sobre a importância deste projeto no concelho. 
 
O Ministro Manuel Heitor, aproveitou para fazer uma alusão sobre a atual situação de pandemia que o país e o mundo atravessam, referindo que o investimento na ciência que está a ser preparado para Loulé, «é muito importante e urgente, pois com mais conhecimento com as pessoas certas se consegue combater os riscos, como aqueles que estamos a viver neste momento». O Ministro reconheceu o esforço que o ABC, a Autarquia e a Universidade do Algarve têm feito na resposta a esta pandemia, «com uma estratégia que tem sido um exemplo para o país, deste a testagem, sensibilização, produção de máscaras e viseiras, o que mostra que se não tivesse ocorrido o investimento que tem sido feito na medicina na Ualg, isto não teria acontecido». 
 
Manuel Heitor lançou ainda o desafio para que no próximo ano letivo a Universidade do Algarve, tenha mais estudantes no curso de medicina, com mais investigadores e docentes médicos na região, indo ao encontro do projeto que está a ser concretizado em Loulé.
 
Emídio Santos