Sociedade

Loulé:Pólo Museológico dos Frutos Secos reabre para promover actividades em vias de extinção

A 1 de fevereiro, dia em que se assinala a elevação de Loulé a cidade, a Câmara Municipal de Loulé reabre ao público o Pólo Museológico dos Frutos Secos, colocando à disposição dos visitantes mais um equipamento cultural que favorece a descoberta e o conhecimento de uma realidade que está em vias de extinção no concelho.

PUB
 
Integrado na Rede Museológica do Concelho de Loulé, este espaço é o testemunho de uma atividade que desempenhou um importante papel social, económico, tecnológico e cultural, sobretudo na freguesia rural de S. Sebastião: cultivo e transformação de frutos secos. 
 
A pequena unidade fabril de produção e comercialização de frutos secos, desativada nos anos 90, foi adaptada pelo Município de Loulé para fins museológicos e teve a sua inauguração oficial em dezembro de 1998.
 
No espaço encontra-se uma máquina de partir amêndoa e outra de triturar alfarroba que, juntamente com outros objetos e materiais, possibilita aos visitantes o contacto direto com os processos tradicionais e uma melhor compreensão e conhecimento desta atividade socioeconómica.
 
Poderão ser realizadas visitas ao espaço de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00. Para mais informações deverá ser contactada a Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé (289 400 885 / [email protected]).