Sociedade

LOULÉ:Sábado com Orblua e The Happy Mess no Festival Som Riscado

 
Som Riscado – Festival de Música & Imagem de Loulé.

 
No próximo sábado, dia 8 de abril, pelas 15h30, no Convento do Espírito Santo em Loulé, no âmbito do Som Riscado – Festival de Música & Imagem de Loulé, a banda algarvia OrBlua junta-se ao conhecido realizador e visualista Tiago Pereira (d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria) para a apresentação de um concerto inédito, intitulado “Mãos”, em que, numa parceria com o projeto “Loulé Criativo”, se explora e reinventa, numa leitura contemporânea, o universo dos ofícios tradicionais num diálogo entre som/música e imagem, sem esquecer várias profissões ligadas à realidade louletana, informou a autarquia. 
 
Oriundos do Algarve, os OrBlua, compostos por Carlos Norton, Inês Graça e Nuno Murta, caraterizam-se pela originalidade das composições e pelo cariz multi-instrumentista dos três músicos que o compõem. Em palco a banda utiliza cerca de 20 instrumentos desde os mais antigos, como a gralha, aos étnicos como a gaita-de-foles, o bouzouki ou o adufe, aos contemporâneos como o baixo elétrico ou o piano, até ao eletrónico uso de loop station. Um espaço onde se cruza o tradicional, o contemporâneo e o experimentalismo. OrBlua é um projeto criado em 2011, que conseguiu criar uma sonoridade lusa com "tonalidades" algarvias entre o mar, a serra, Mediterrâneo, Europa, Mundo e recolhe cheiros, cores, histórias, memórias, paisagens e sonhos. 
 
No mesmo dia 8, pelas 21h30, desta vez no Cine-Teatro Louletano, os The Happy Mess sobem ao palco para um concerto intenso e com uma forte componente visual. A banda é uma dos mais acarinhados projetos da Indie Pop-Rock em Portugal. Os seus singles “Morning Sun” e “Backyard Girl” atingiram até ao momento mais de 1,5 milhões de visualizações no YouTube e fizeram os primeiros lugares dos tops de rádios nacionais. Em Loulé vão apresentar ainda, em absoluta estreia algarvia, “Love is a strange thing”, o single que abre caminho ao terceiro disco já prometido pela banda para os próximos meses.
 
Ao longo deste sábado, com sessões às 11h00 e às 18h00, na Casa da Cultura de Loulé (Parque Municipal) e com entrada gratuita, os mais novos e suas famílias têm ainda a oportunidade de contactar com uma prestigiada companhia performativa do Porto, a Radar 360º, que vem apresentar, em antestreia (a estreia acontece mais tarde no Centro Cultural de Belém, numa encomenda da Fábrica das Artes), a performance “Manipula#Som”, que consiste num concerto visual de caráter circense. A linguagem artística do projeto nasce do diálogo entre a manipulação de objetos e a música interativa. Acrescenta-se a dimensão sonora à expressão visual do malabarismo e, simultaneamente, aborda-se o som como matéria para esculpir e manipular. 
 
O Bilhete Diário do Festival tem um custo associado de 5 euros por pessoa (para maiores de 12 anos inclusive), havendo também a opção de Bilhete de Festival por um valor de 12 euros. 
 
Os bilhetes encontram-se à venda no Cine-Teatro, FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglés, Lojas Note!, Rede Serveasy e BOL (reservas 18 20 e www.bol.pt)
 
A organização é da Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano, com as parcerias de Loulé Criativo, Escola Secundária de Loulé, Casa da Cultura de Loulé, Etic_Algarve, Zonzo, Centro Cultural de Belém – Fábrica das Artes e Arte das Musas.
 
Para mais informações e reservas, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano, pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt 
 
Algarve Primeiro