Nos próximos dias 08 e 09 de outubro, vão voltar a ouvir-se no Revelim de Santo António em Castro Marim, [depois do período de silêncio e distanciamento impostos pela pandemia], as cordas das guitarras em mais uma homenagem ao mestre do flamenco, Paco de Lucía.
Figura incontornável da história mundial da música flamenca, Paco de Lucía, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe (Lucia Gomes) nascer.
Nesta senda, o Município de Castro Marim promove desde 2016, este evento. São dois dias de , “Lucía - Festival de Guitarras”, cuja génese reporta ao Festival de Lucía. O evento utiliza a visão do artista Paco de Lucía, num cruzamento de culturas e géneros com a guitarra, promovendo a arte e o território, informa nota da autarquia.
O festival promove no dia 08 de outubro, pelas 21h00, o território local e nacional com os guitarristas André Ramos e Luís Fialho, seguido pelo grupo português Sangre Ibérico, onde se aliam o Fado, o Flamenco e ritmos latinos.
No dia 09 de outubro, pelas 21h30, o cartaz transpõe a fronteira com o artista Niño Josele e Quarteto, guitarrista de ofício, que desenvolveu essa arte com os grandes mestres do flamenco, incluindo digressões com Paco de Lucía.
A entrada no recinto é livre, cumprindo-se as normas da DGS adequadas ao espaço.
“Lucía - Festival de Guitarras” tem enquadramento no Projeto 0193_UADITURS_II_5_E, aprovado no âmbito do Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal 2014-2020, com uma taxa de comparticipação do FEDER a 75 %.