Mais do que um livro, «Estoi – Ruínas de Milreu» poderá ser um verdadeiro guia para quem pretende visitar as ruínas romanas de Milreu.
O escritor natural de Estoi, apresenta, no próximo dia 10 de setembro, às 18 horas, no complexo romano de Milreu, o seu mais recente livro: «Estoi – Ruínas de Milreu», obra que contou com a revisão científica do Professor Doutor João Pedro Bernardos e é prefaciada pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, numa edição da Arandis Editora.
Nesta obra, de conteúdo histórico-monográfico, que vem na senda da sua obra «Estoi – Festa da Pinha», Luís Barriga faz um enquadramento histórico e social de Estoi, tendo por base o complexo romano de Milreu e a ocupação contínua desse território até à atualidade.
De forma simples e didática, o autor transmite o resultado das investigações que fez sobre o complexo romano, contextualizando cada conjunto de edificações, realçando a «Villa», o «Templum», a «Domus», as «Thermae», a «Pars Rustica» e a posterior casa quinhentista, tudo ilustrado.
A apresentação da obra estará a cargo de Nuno Campos Inácio.
Luís Barriga nasceu em Estoi, em 1961. Psicólogo Clínico é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Mestre em Psicologia Perinatal, Investigador em Psicologia Clínica e foi Docente Universitário. Foi Diretor da Casa do Povo de Estoi e é Presidente da Associação Cívica Tomaz Cabreira.
Iniciou a sua atividade literária em 2015, com a edição do romance «Sombra e Sol – Vai a rua em duas cores», a que se seguiram «Mais Sol que Sombra», «Estoi – Festa da Pinha», «Em Nome d'El-Rey», «Era Uma Vez a Festa da Pinha» e «Perversa Mente Manipulada». Nos últimos anos tem-se dedicado à reedição crítica das obras poéticas de Emiliano da Costa, tendo publicado os título «Helianthos 1926» e «Phlogistos 1931».