Política

Luís Encarnação promete trabalho no combate à Covid, recuperação económica do concelho e criação de emprego

Decorreu na quinta-feira passada a cerimónia de instalação dos novos Órgãos Autárquicos, da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, no Auditório Carlos Do Carmo, em Lagoa.

PUB
Tomaram posse Luís Encarnação, como Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, os Vereadores Anabela Correia (PS), Ana Martins (PS) e Mário Guerreiro (PS), que já vinham do anterior executivo, e ainda Rúben Palma (PS), novo elemento dos socialistas, bem como Francisco Martins (Movimento Lagoa Primeiro) e Mário Vieira (PSD).
 
Depois da tomada de posse para a Câmara Municipal, decorreu a tomada de posse dos elementos que irão constituir a Assembleia Municipal, em que, mais uma vez, José Águas da Cruz (PS), será o Presidente, eleito com 17 votos “sim”, 6 votos em branco e 1 “não” e terá na Mesa da Assembleia Pedro Lobato como 1º secretário e Fátima Lopes como 2º secretário, ambos socialistas.
 
Durante a cerimónia, Luís Encarnação anunciou quais serão as suas prioridades e os compromissos nos próximos 4 anos, colocando a continuação do combate à Covid-19 e a recuperação económica do concelho com a criação de emprego, como prioridades. Colocou a habitação e a substituição das obsoletas condutas de água como os seus dois desígnios e o melhorar de áreas como a educação, a ação social, a cultura, o desporto, o cuidar do espaço público e a realização de
obras e infraestruturas fundamentais para o desenvolvimento do concelho, como os seus compromissos.
 
Luís Encarnação, frisou que os resultados que saíram das eleições de 26 de setembro, que garantiram maioria absoluta ao PS, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal e nas Freguesias, demonstraram «de forma inequívoca quem é que os lagoenses querem à frente dos destinos do concelho» e considerou que foi «o reconhecimento do trabalho de quem, sobretudo nestes últimos dois anos, esteve sempre na labuta pela proteção de Lagoa e dos lagoenses».
 
José Águas da Cruz, no discurso que encerrou a cerimónia, considerou que os tempos que aí vêm são tempos desafiantes. Que a próxima década é decisiva para reverter a crise climática e ambiental. «A consciência ambiental tem vindo a consolidar-se e a mobilizar as novas gerações, que exigem mudanças claras, para que a vida no planeta seja possível, exigências a que o Poder Local Democrático não poderá alhear-se».
 
Apontou o combate às alterações climáticas, às desigualdades sociais e à pobreza, que a crise pandémica pôs em evidência e agravou, como urgente e que o Poder Local Democrático tem de estar à altura dos desafios.
 
Águas da Cruz defendeu que a crise pandémica veio demonstrar a necessidade de reformular a descentralização e avançar para a Regionalização. Tal como já tinha defendido noutras ocasiões, voltou a afirmar que sem Regionalização não se cumpre a Constituição.
 
 
Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos de Lagoa
 
CÂMARA MUNICIPAL
Luís António Alves da Encarnação – PS
Anabela Simão Correia Rocha – PS
Francisco José Malveiro Martins – MLP
Ana Cristina Tiago Martins – PS
Ruben Patrício Infante Palma – PS
Mário José Costa Vieira – PSD
Mário Fernando Rodrigues Guerreiro – PS
 
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
José Manuel Correia Águas da Cruz – PS
Pedro Alexandre Triberes Barradas de Souza Lobato – PS
Maria de Fátima da Silva Valdire Lopes – PS
José Joaquim Barroso Alves Pinto – MLP
José Inácio Marques Eduardo – PSD
Luís Pedro Vieira Ribeiro – PS
Carlos Manuel dos Reis Ramos – PS
Maria Licínia Mendes Lourenço – PS
Rute Alexandra Barroso Sobreira Mota – MLP
Maria de Lurdes Rego Alemão – CH
Joaquim José Martins Cabrita – PSD
Ricardo Jorge Braz da Silva – PS
Carla Isabel de Jesus Serol – PS
Diamantino José Ernesto Ruivinho – MLP
Elsa Maria Vieira Mendes – PS
Telma Isabel Alberto Viana – PSD
Jorge Manuel Albano da Encarnação Ramos – BE
Tiago Manuel Valdire Lopes – PS
Carlota Dolores Cardoso Andrade – CDU
Vitor Manuel Gonçalves dos Santos – PS
 
PRESIDENTES DE JUNTA E UNIÃO DE FREGUESIA
(também com assento, por inerência, na AM)
Joaquim João Lopes Paulo – União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro – PS
Joaquim Dimas Neto Varela – União de Freguesias de Estombar e Parchal – PS
Luís José Soares Bentes – Junta de Freguesia de Porches – PS
Luís Filipe dos Santos Alberto – Junta de Freguesia de Ferragudo – PS