Sociedade

Luís Encarnação reivindica mais policiamento para a Praia do Carvoeiro

Foto - GNR
Foto - GNR  
O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, deslocou-se ontem a Lisboa para reunir com o Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana (GNR), Tenente-General Borlido da Rocha, para reivindicar mais policiamento na Praia do Carvoeiro.

PUB

Acompanhado pelo presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Joaquim João, o autarca transmitiu ao Comando Central da GNR a preocupação que tem quanto à falta de policiamento na Praia do Carvoeiro, bem como o sentimento de insegurança e alguma revolta que se instalou nos habitantes e empresários da vila.

Relembrando que o problema não é de agora, Luís Encarnação, relatou já fez uma reunião, realizada no final do mês de junho, com o Comandante do Comando Territorial de Faro, Coronel Marco Henriques, e outras reuniões que tem mantido com o Capitão Silva, Comandante do Posto Territorial de Silves. 

Em comunicado, o Município explica que o edil falou do "sentimento de impunidade que se instalou por quem permanece na vila e aborda os visitantes e moradores de forma ilícita, o sentimento de revolta por quem assiste a este comportamento, diariamente, se sente inseguro e não tem a quem recorrer por falta de policiamento e uma imagem da vila, do concelho e até a região do Algarve, gravemente prejudicada".

Na reunião, para além de reivindicar mais policiamento para a Praia do Carvoeiro, Luís Encarnação, alertou para o facto da região do Algarve e o concelho de Lagoa, em particular, necessitar de um maior reforço de policiamento nos meses de verão, por ser a região do país onde se concentram mais turistas. 

A autarquia informa que ficou o compromisso, por parte do Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, de reforçar a policiamento na Praia do Carvoeiro, com elementos de investigação criminal a atividades ilícitas, maior presença do corpo de intervenção, policiamento a cavalo e a colocação de equipas no concelho, integradas na iniciativa Tourist Support Patrol.

Neste âmbito, e fruto das reuniões tidas com o Comandante do Posto Territorial de Silves, Capitão Silva, bem como com o Comandante do Comando Territorial de Faro, Coronel Marco Henriques, a Praia da Marinha passou a ter policiamento, em permanência, a controlar a circulação de trânsito e estacionamento abusivo desde o dia 07 de julho, conclui o comunicado.