Macário afirma que não está a pensar em protagonismo como ambientalista.
O ex-presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, está a concorrer à organização ambientalista GEOTA, que ajudou a fundar nos anos 1980. Macário Correia é candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral numa das duas listas às eleições, que terão lugar no próximo dia 7 de Dezembro, avança hoje o Público.
Macário Correia é o sócio número 4 do GEOTA, associação fundada em 1986, quando o ex-autarca de Faro era deputado na Assembleia da República. Em 1987, foi nomeado secretário de Estado do Ambiente.
Entre 1998 e 2009, foi presidente da Câmara de Tavira. A seguir, ocupou a mesma posição na Câmara de Faro. Em 2012 foi condenado à perda de mandato, por irregularidades na aprovação de obras quando estava à frente da Câmara de Tavira. A aplicação da condenação foi adiada por sucessivos recursos e Macário acabou por encerrar o seu ciclo autárquico nas últimas eleições, em Setembro passado.
Regressar agora ao GEOTA “não tem nenhum significado especial”, disse Macário Correia. “Pediram-me para integrar as listas. É um mero acto de cidadania”.
Macário afirma que não está a pensar em protagonismo como ambientalista. “Não tenho nenhuma estratégia nesse domínio”, diz.
A liderança do GEOTA está a ser disputada por duas listas. Macário Correia integra a lista A, liderada por Manuel Ferreira dos Santos, como candidato a presidente da Comissão Executiva.
A lista B reúne nomes que têm estado à frente da associação ao longo de toda a sua história, com o actual presidente, João Joanaz de Melo, a candidatar-se a presidente da Mesa de Assembleia Geral e Marlene Marques para a Comissão Executiva.