Sociedade

Maddie: PGR recebeu pedido de auxílio judiciário de autoridades britânicas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou hoje que recebeu um pedido de auxílio judiciário das autoridades britânicas para realizar investigações em Portugal sobre o desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, em Maio de 2007, no Algarve.

PUB
 
Uma informação enviada à agência Lusa refere que "deu entrada na PGR o original do pedido de auxílio das autoridades britânicas", após o qual foi analisado antes da execução do pedido de diligência.
 
Esclareceu a PGR que o pedido formulado pelas autoridades britânicas "será agora remetido ao tribunal competente", em Portimão, onde está o processo relacionado com o desaparecimento de Maddie.
 
O "Daily Mirror" avançou a 13 de Janeiro que a polícia britânica se preparava para efectuar detenções relacionadas com o desaparecimento de Madeleine McCann, apontando como suspeitos indivíduos referenciados por furtos efectuados no aldeamento turístico da praia da Luz onde a menina inglesa desapareceu.
 
O jornal britânico indicava que os inspectores ingleses deveriam viajar em breve para o Algarve para inquirir os suspeitos, que realizaram diversas chamadas telefónicas entre eles por altura do desaparecimento.
 
Acrescentava ainda que tinha sido enviado um pedido às autoridades portuguesas para que autorizasse a detenção do trio suspeito para inquirição.
 
A Scotland Yard saudou, em Outubro de 2013, a reabertura pelas autoridades portuguesas do inquérito ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, que decorrerá em paralelo, mas separado da investigação britânica.
 
O Ministério Público anunciou a reabertura do inquérito sobre o desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, depois de a Polícia Judiciária ter apresentado novos elementos.
 
O processo estava arquivado desde 21 de Julho de 2008, quando foi levantada a condição de arguido aos pais da menor inglesa e a Robert Murat (britânico que residia no Algarve).
 
Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 03 de Maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, num apartamento de um aldeamento turístico no Algarve, enquanto os pais jantavam com um grupo de amigos num restaurante próximo.