Cultura

Maior competição nacional de Dança terá final em Portimão

De Portimão a Mogadouro, «Portugal a Dançar», a maior competição nacional de dança vai voltar a percorrer o país de norte a sul em 2023. Setúbal, Batalha, Tondela, Mogadouro, Portimão, Alter do Chão, Loures, Mealhada, Oeiras, Castelo Branco, Paredes e Elvas são as localidades já confirmadas, confirmou a organização.

PUB
Sob o lema #umacompetiçãodetodosparatodos, a inscrição para o concurso é totalmente gratuita para pessoas de todas as idades e todos os estilos de dança, tendo por objetivo, "tornar o acesso à dança universal, democrático e próximo", lê-se num comunicado sobre o evento.  
 
Nas duas últimas edições a competição alcançou uma média anual de 1500 participantes, este ano vai superar essa marca, com a organização a prevêr ter mais de 2000 competidores.  
 
À parte da competição, serão realizados 36 workshops gratuitos, com alguns dos mais conhecidos bailarinos nacionais, de diferentes estilos de dança abertos a toda a comunidade, de forma a fomentar a proximidade e o acesso generalizado à dança.   
 
Segundo a organização, este evento movimenta mais de 10.000 pessoas entre competidores, coreógrafos, participantes dos workshops, público presente e dezenas de parceiros locais e nacionais envolvidos nas 12 localidades por onde vai passar, fazendo desta a maior competição nacional de dança totalmente portuguesa.  
 
A final nacional que vai reunir os três primeiros classificados das 12 localidades, decorrerá a 10 de dezembro em Portimão.