Segundo descreve o Município de Castro Marim, numa nota enviada ao Algarve Primeiro, as ruas e ruelas da vila, mais o Castelo e o Forte de S. Sebastião, serviram mais uma vez de cenário deste evento âncora que «este ano alcançou um número recorde de visitantes».
Neste regresso ao passado, os visitantes tiveram oportunidade de envolver-se «naquela que é considerada como uma das maiores e melhores recriações históricas do país», realça a autarquia.
O Município sublinha que, investiu no «rigor, segurança e qualidade, que são os estandartes deste evento, primando pelo reforço de segurança privada e militar, por vários dispositivos de intervenção médica rápida, bombeiros e um estruturado sistema de comunicação, para a proteção dos visitantes, além da presença de vários técnicos equipados com desfibrilhadores, que percorreram todo o recinto».
A edição deste ano contou ainda com «um grande esforço da organização nos parques de estacionamento para gerir melhor os picos de afluência, um investimento na criação de uma rede elétrica segura na vila ao dispor do mercado medieval, melhorias no sistema informático e uma melhor gestão dos tempos de espera em filas, contribuindo para uma melhor experiência», assegura a mesma fonte.
A XXVI edição dos Dias Medievais de Castro Marim foi uma organização do Município de Castro Marim, em parceria com associações, juntas de freguesia locais e RTP2, e com o apoio da Região de Turismo do Algarve, dos municípios de Guérande e Cortegana e da Delta Cafés.
Na publicação, o Município de Castro Marim «reconhece e agradece a dedicação e empenho a toda a estrutura da autarquia» e a participação «ativa da comunidade e das associações», que tornam possível a realização dos Dias Medievais.