As temperaturas elevadas que se têm vindo a sentir no Algarve, aumentam significativamente o risco de incêndio em diversos pontos da região.
As autoridades pedem cuidados redobrados à população de forma a minimizar os efeitos das temperaturas que, sendo de verão, acarretam riscos em locais mais vulneráveis à ocorrência de incêndios.
Neste sentido, deve-se evitar o fogo ou comportamentos de risco em locais com mais vulnerabilidade.
O calor também implica maior cuidado face à exposição à radiação ultravioleta, sobretudo nas horas de maior intensidade e junto dos grupos mais vulneráveis como crianças e idosos.
O distrito de Faro deverá registar uma máxima acima dos 32ºC nesta terça-feira.
A exposição ao sol deve ser evitada no período entre as 11h00 e as 17h00 e, o recurso ao protetor solar deve ser uma medida preventiva a juntar ao uso de chapéu e t-shirt.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou o distrito de Faro sob alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
De acordo com o instituto, o distrito de Faro está sob Aviso Amarelo desde as 21h46 de segunda-feira e até às 22h00 desta terça-feira.
Catorze concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Guarda apresentam esta terça-feira risco "Máximo" de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou em risco "Máximo" os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria) Sabugal, Guarda e Celorico da Beira (Guarda).
Em risco "Muito Elevado" e "Elevado" de incêndio estão ainda vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.