Desporto

Maior São Silvestre do Algarve ambiciona chegar às duas mil inscrições

João Cabreira (dir.) Rui Cristina (esq.)
João Cabreira (dir.) Rui Cristina (esq.)  
Foto - Algarve Primeiro
O Algarve Primeiro esteve ontem na apresentação da 3.ª edição da Corrida de São Silvestre do Algarve, em Albufeira. Se na primeira edição (2023) foram registadas 700 inscrições, em 2024, foram 1150 os inscritos. Para esta edição, já estavam confirmados até ontem (dia 9) 1600 participantes, de 35 nacionalidades. Segundo a organização, trata-se da maior São Silvestre do Algarve.

PUB

A prova, que decorrerá no dia 20 de dezembro, com partida e chegada junto ao edifício da Câmara de Albufeira, terá início às 19h00, incluindo duas distâncias: 10,7 km para a corrida e 5,8 km para a caminhada. No final, os participantes serão brindados com bolo-rei e bebidas quentes. 

O evento com um prize money de 5.200 euros tem como 'main sponsor' a Dell Technologies.

João Cabreira, CEO da empresa Cabreira Solutions, que organiza o evento, lembrou que, apesar de trabalhar na área das "bicicletas e do ciclismo", apostou na São Silvestre Algarve depois de ter reunido com a direção do Clube Desportivo Areias de São João, que fazia a São Silvestre "numa forma local, não com esta abrangência. Contámos com a parceria do Município com a ambição de, em poucos anos, fazermos uma das maiores provas do País".

O responsável espera que a edição de 2026 seja a maior a Sul do Tejo e uma das maiores do País, "porque a marca Algarve e a de Albufeira são marcas de excelência". João Cabreira acredita que as inscrições possam chegar perto das duas mil, atendendo a que nos últimos 15 dias, antes da prova, é quando há uma maior adesão de participantes.  

Já o presidente da Câmara de Albufeira começou por dizer que os números do evento "são verdadeiramente impressionantes. Se for alcançada a meta dos dois mil participantes, mais os acompanhantes, serão cerca de 3500 as pessoas envolvidas neste grande evento de fim de ano em Portugal".

Rui Cristina realçou que, dado o número de nacionalidades presentes, "não haverá no País uma São Silvestre como esta com a diversidade de origem dos participantes, o que faz da prova um extraordinário ponto de encontro de culturas, de línguas e histórias de vida". Para o autarca, a prova "espelha a cidade ativa, saudável e inclusiva que queremos para residentes e visitantes, integrando um caminho que estamos a trilhar rumo a Albufeira, Cidade Europeia do Desporto em 2026". 

Foi feito o agradecimento às entidades envolvidas na São Silvestre, referindo as associações, clubes do concelho, voluntários, equipas técnicas e operacionais, a GNR, Proteção Civil, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, patrocinadores e parceiros, com destaque para a Cabreira Solutions, Clube Desportivo Areias de S. João, Clube de BTT Amigos de Albufeira e aos serviços municipais.