Dada a crise económica provocada pelo novo coronavírus Covid.19, em que muitas famílias viram os seus rendimentos limitados, o Município de São Brás de Alportel aprovou a renovação da medida de atribuição do Vale + Educação, para apoiar os alunos são-brasenses desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, a frequentar as escolas do concelho.
Cada aluno recebe um vale de 25 euros para aquisição de material escolar no comércio local, constituindo um apoio à economia do concelho. O apoio é extensível a alunos residentes no município que, por ausência de oferta educativa na Escola Secundária José Belchior Viegas, estejam a frequentar escola secundária noutro concelho, informou o Município em comunicado.
A iniciativa da Câmara Municipal conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas mediante protocolo de cooperação formalizado no passado dia 22 de julho, fomentando o envolvimento dos principais intervenientes neste processo.
A autarquia recorda que até ao ano letivo 2019/2020, o Vale + Educação era entregue aos alunos do 1º ao 3º ciclo e consistia num vale de 20 euros. «O reforço e a ampliação lançados em 2020, aquando das dificuldades sentidas pela pandemia, e agora renovados representam um investimento municipal na ordem dos 35 mil euros de apoio às famílias e à economia local», regista a autarquia.
Os Vales + Educação encontram-se disponíveis, para levantamento, no edifício dos Paços do Concelho, de 16 de agosto a 30 de outubro, nos dias úteis entre as 9h00 e as 16h00, mediante apresentação do cartão do cidadão do encarregado de educação e do educando.
O Vale + Educação é uma medida integrada no Plano de Apoio à Família, lançado pela autarquia em 2015, com valências em outras áreas: Vale + Natalidade, um vale de apoio ao nascimento e/ou adoção de novos cidadãos são-brasenses; Vale + Saúde – Oftalmologia Infantil promotor de rastreios gratuitos oftalmológicos a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo; e ainda o programa de formação "+ Família" e "+ Família Sénior", com sessões gratuitas sobre diversas temáticas na área da parentalidade positiva e do envelhecimento ativo.