Sociedade

Mais de 20 mil pessoas necessitam de apoio alimentar no Algarve – Banco Alimentar

Segundo dados avançados pelo Banco Alimentar Contra a Fome, existem entre 22 a 25 mil pessoas com necessidades de apoio alimentar no Algarve.

PUB
 
O presidente do Banco Alimentar Contra a Fome na região algarvia, Nuno Alves, salientou que, este organismo já apoia 16 mil pessoas, através de 70 instituições. 
 
Nuno Alves precisou que, em 2013, o Banco Alimentar apoiou 22 mil pessoas, através de 128 instituições, mas apenas porque às 16 mil identificadas pela organização se somaram 6 mil que estavam integradas no programa comunitário de apoio a carenciados, que entretanto terminou.
 
O mesmo responsável precisou que, "Agora tem estado calmo, porque nós não trabalhamos com as famílias directamente, mas houve uma altura do ano em que chegámos a ter aqui à porta pedidos de ajuda semanais", contou aquele responsável, sublinhando que os pedidos dispararam no último semestre de 2013.
 
Nos últimos dois anos houve um aumento de duas mil pessoas apoiadas pelo Banco Alimentar no Algarve, embora o número de instituições abrangidas se tenha mantido nas 70, acrescentou.
 
Os produtos secos - como o leite, a farinha, o arroz ou o azeite - são aqueles que o Banco Alimentar tem maior dificuldade em garantir, porque as quantidades que ali chegam, sobretudo através das duas campanhas anuais, não são suficientes.
 
Em contrapartida, a organização está a conseguir crescer no apoio de produtos frescos, sobretudo fruta, iniciou recentemente a distribuição de pescado e pão e quer arrancar este ano com verduras e carne.