Sociedade

Mais de 20 toneladas de resíduos do Mercado Municipal de Faro com recolha seletiva

Refira-se que o Mercado Municipal de Faro é um dos primeiros Mercados Municipais do país a desenvolver um processo de recolha seletiva.

PUB
 
Depois da substituição da iluminação no Mercado Municipal de Faro por tecnologia LED, significando um forte contributo para a eficiência energética e para a sustentabilidade ambiental, garantindo paralelamente uma poupança a rondar os 20 mil euros anuais, a empresa municipal AmbiFaro, deu início a um processo de recolha seletiva para os resíduos gerados diariamente no edifício indo de encontro à pretensão de muitos dos operadores e utentes do equipamento.
 
Para isso foi formulada uma parceria com a ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A., tendo sido colocados contentores específicos para a recolha de várias fileiras de resíduos, junto dos operadores do Mercado, dando-lhes a oportunidade de encaminharem os seus resíduos para reciclagem, estando também prevista uma  ação de sensibilização de forma a alertar para a correta gestão dos resíduos.
 
A ALGAR, entidade responsável pela recolha seletiva, triagem e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Algarve, que, só no ano passado, encaminhou para reciclagem perto de 32.000 toneladas de embalagens recicláveis, "abraçou" esta iniciativa da AmbiFaro, com a disponibilização dos equipamentos necessários para a adequada gestão dos resíduos. 
 
Prevê-se que do Mercado Municipal de Faro sejam enviadas anualmente para reciclagem mais de 20 toneladas de plástico, papel, cartão, metal e esferovite, material que não estava a ser devidamente aproveitado indo diretamente para aterro.