Sociedade

Mais de 30 passagens de peões intervencionadas no concelho de Olhão

Trinta e uma passadeiras vão ser intervencionadas no concelho de Olhão, ao abrigo do contrato assinado recentemente entre o Município e a empresa Manuel António & Jorge Almeida – Construções, S.A..

PUB
 
A empreitada, no valor de 82.400 euros, prevê a requalificação de passadeiras já existentes, que passarão a ser executadas em calçada, ao invés das atuais passagens de peões pintadas no pavimento.
 
As passadeiras em calçada apresentam um conjunto de vantagens em relação às suas congéneres pintadas, diz a autarquia, desde logo em termos de manutenção, uma vez que eliminam a necessidade da renovação constante da pintura para que se apresentem devidamente visíveis, o que se traduz numa maior segurança para condutores e peões.
 
A segurança rodoviária foi também levada em linha de conta no que diz respeito à sinalização vertical, que vai ser renovada em todas as 31 passadeiras agora intervencionadas.
 
Destas, 21 serão elevadas em relação à faixa de rodagem, o que “obrigará” os veículos a reduzirem a velocidade.
 
Outra das preocupações do Município são as acessibilidades, pelo que estas passagens de peões ficarão aptas a serem utilizadas por pessoas com mobilidade reduzida.
 
Na União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, serão intervencionadas 7 passadeiras, em Olhão 8, na Freguesia de Pechão 6 e em Quelfes 10.
 
“Esta é apenas a primeira fase de uma intervenção que queremos exaustiva nas passagens de peões do nosso concelho, de forma a dotá-las de condições de segurança e acessibilidade para todos”, referiu o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, na cerimónia de assinatura do contrato.
 
Algarve Primeiro