Ambiente

Mais de 300 crianças assistiram em Albufeira a espetáculo sobre as alterações climáticas e o ciclo da água

 
Mais de 300 crianças dos jardins-de-infância e 1.º ciclo do concelho de Albufeira assistiram na quarta-feira, Dia Mundial do Ambiente, ao programa que o Município lhes proporcionou no auditório municipal, onde para além da diversão, houve também intenção de sensibilizar os mais novos para as problemáticas ambientais. Para tal, os mais novos assistiram ao espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, subordinado ao tema “água limpa”. A esta iniciativa associou-se o aspirante a Geoparque Algarvensis.

Tratou-se de um espetáculo interativo, onde predomina a ciência, transmitida de modo divertido. A temática prendeu-se com as alterações climáticas e o ciclo da água, sendo explicado aos espetadores diversas circunstâncias físicas, como a condensação, a evaporação e a precipitação da água, entre outras circunstâncias do ciclo da água.
 
Filipe Pinto é um cantautor português, licenciado em Engenharia Ambiental, que fundiu as duas áreas através deste projeto que divulga de forma criativa e as questões do ambiente, como a poupança de água, a poluição, a reciclagem, os recursos hídricos e as energias renováveis, junto dos mais novos.
 
 
O presidente da Autarquia, José Carlos Rolo, revelou que “estas iniciativas demonstram o empenho do Município em oferecer conhecimentos e em capacitar os albufeirenses para as questões do Ambiente”. Referiu ainda, que “em Albufeira, já existem diversos projetos e investimentos a favor do ’Ambiente’, como é o caso do “Eco-Challenge”, o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado ou a construção dos dois novos reservatórios de água potável, entre dezenas de outros investimentos”. 
 
Por seu turno, o vereador responsável pela área do Ambiente, Cristiano Cabrita, acentuou estar convicto de que “as novas gerações farão uma gestão muito inteligente de todos os ecossistemas, até pelo sucesso que as ações referidas pelo Sr. Presidente têm alcançado junto da população infantil e juvenil”.