Mais de 1300 novos estudantes, nacionais e internacionais, que ingressaram na Universidade do Algarve, participaram esta segunda-feira, na sessão de boas-vindas que decorreu, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.
Ao todo, a instituição de ensino superior regista o ingresso de mais de 3500 estudantes, neste novo ano letivo, em todos os níveis de ensino (CTeSP, licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento).
Segundo relata a UAlg, em nota publicada na sua página, o reitor Paulo Águas, que felicitou os novos estudantes por terem escolhido a academia algarvia, referiu que “tudo somado (todos os níveis de ensino) serão mais de 10 mil estudantes a frequentar a UAlg”. Já no que se refere aos novos estudantes que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso, Paulo Águas mencionou que “uma boa parte não é oriunda do distrito Faro”. O reitor também aproveitou esta sessão para cumprimentar os cerca de 200 estudantes internacionais, grande parte oriundos da América do Sul, como é o caso do Brasil e Equador, garantindo que “tudo faremos para que a sua integração seja o mais rápida possível”.
Segundo Paulo Águas, atualmente em Portugal mais de cinquenta por cento dos jovens, com 20 anos, encontra-se a frequentar o Ensino Superior. Em 2030, o País ambiciona ter sessenta por cento desta faixa etária. “Estamos finalmente acima da média comunitária, mas globalmente ainda muito atrasados e temos de recuperar”. O reitor acrescentou que “se no ano passado mais de quarenta por cento da população ativa, entre os 30 e os 34 anos, já tinha completado o Ensino Superior em Portugal, ou seja, estávamos acima da média comunitária, se considerarmos toda a população ativa, de todas as faixas etárias, ainda estamos muito atrás da média comunitária”. Por isso, “temos de continuar a apostar na qualificação e a resposta que vocês e as vossas famílias deram é precisamente nesse sentido”.
Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), enumerou as várias vertentes em que a associação trabalha, assim como os vários núcleos que a compõem. Em nome da AAUAlg apresentou total disponibilidade para ajudar os novos estudantes, referindo: “a nossa sede está sempre de portas abertas para vos receber”. No seu discurso agradeceu ainda aos pais e famílias de todos os novos colegas que, “perante alguns obstáculos, não desistiram de lhes proporcionar o privilégio de estudar”.
Já o Presidente da Câmara de Faro, que também esteve presente na iniciativa, recordou a tomada de posse de Paulo Águas, em 2021, onde o reitor referiu que “a sua motivação era continuar a trabalhar para que a UAlg prosseguisse o percurso da crescente afirmação nos planos regional, nacional e internacional”. Segundo Rogério Bacalhau, “esse trajeto de crescimento reflete-se nos números que mostram que a universidade tem hoje mais estudantes e diplomados”. Referiu-se ainda aos prémios e à presença nos rankings internacionais que também revelam o prestígio da Academia e destacou o clima de proximidade entre todas as instituições regionais, entre as quais a Câmara Municipal de Faro, bem como os projetos desenvolvidos em parceria, que também têm contribuído para o sucesso da UAlg.
Para melhor acolher e integrar os novos estudantes, até 26 de setembro vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas.