Economia

Mais de 5 milhões "erguem" Lar das Fontainhas em Albufeira

 
 
 
 
A obra, que envolve um investimento na ordem dos 5 milhões e duzentos mil euros, integra um conjunto diversificado de valências como Creche, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e tem capacidade para apoiar um total de 184 utentes.

 
A cerimónia de hoje do lançamento da primeira pedra, que decorreu na presença de um número limitado de convidados, respeitando as regras aconselhadas pelas autoridades de Saúde Pública, foi a primeira a ser realizada em Albufeira em fase de desconfinamento da Covid19.
 
Nota da autarquia adianta que o presidente da Câmara Municipal de Albufeira falou do “enorme simbolismo do momento” refletido no próprio ritual da cerimónia que “assinala o final de uma etapa e o começo de outra, ou seja passa-se da fase de projeto ao início da construção”. José Carlos Rolo sublinhou que até chegar aqui, o processo foi bastante longo e difícil. “A construção do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água era para ter começado em 2007 ou 2008, mas surgiu a crise e tivemos que parar tudo. Depois foi necessário adaptar o projeto à nova legislação que entretanto entrou em vigor, lançar o concurso e hoje, finalmente, estamos aqui a dar início à construção”, disse. O autarca explicou que o simbolismo passa, também, por dar um sinal à comunidade, aos próprios investidores e a quem nos visita de que “o concelho não para”. 
 
O autarca referiu que neste momento o Município está a desenvolver o estudo de viabilidade económica com vista ao lançamento do concurso destinado à construção do Lar de Fontainhas e brevemente irá lançar o concurso para o Lar dos Caliços, bem como dois projetos de construção de habitação social em Paderne e Albufeira. José Carlos Rolo reiterou a importância dos investimentos sociais em creches, lares, centros de dia e habitação social, áreas em que o Município é bastante carenciado, com vista ao desenvolvimento económico e ao bem-estar da população, sublinhando que a autarquia “está a desenvolver todos os esforços para ultrapassar as dificuldades inerentes ao momento que estamos a atravessar”.
 
 
O presidente da Assembleia Municipal, defendeu por sua vez, a ideia de que a economia social deve ser entendida como um investimento. “Um equipamento desta natureza não deve ser visto como uma despesa, mas como um investimento, porque é feito a pensar nas pessoas e a economia social e os investimentos em equipamentos sociais nunca têm preço porque o seu retorno é sempre muito superior”, sublinhou. Paulo Freitas reiterou a importância e a necessidade deste tipo de equipamentos na localidade de Olhos de Água e no concelho, tendo destacado que o Município tem tido o cuidado de distribuir o investimento por todas as freguesias”.
 
Conforme destaca a mesma nota, o edifício do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água é composto por dois pisos e está a ser construído num terreno do Município com uma área de 6.225,41 metros quadrados. A área bruta de construção é de 3.880,72 metros quadrados, sendo que o equipamento integra duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a Creche e outra a Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes. A Creche terá capacidade para 42 crianças, enquanto as restantes valências poderão acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em regime de Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. O equipamento é completado, ainda, por receção, átrio, gabinete médico e cozinha.
 
O espaço exterior será vedado e organizado em cinco zonas: acesso ao público e área de serviço (fornecimentos, carga e descarga e condicionamento de lixo), estacionamento privado com capacidade para 18 lugares, zona para a Creche, e zona de lazer e convívio para os utentes do Centro de Dia e ERPI. O espaço irá acolher, ainda, uma pequena uma horta, que poderá funcionar como fonte de abastecimento de produtos frescos à instituição e servir eventuais projetos educativos e de terapia ocupacional. Será também construído um reservatório de águas pluviais, destinado a garantir a rega da horta. 
 
Emídio Santos