Política

Mais uma vez chumbada eliminação de portagens na Via do Infante

 
O Parlamento chumbou esta sexta-feira os projetos de resolução do PCP, BE e PEV, que recomendavam a eliminação das portagens na Via do Infante.

 
As propostas foram chumbadas com os votos contra do PS, a abstenção do PSD e do CDS-PP e os votos favoráveis do PCP, BE e PEV.
 
Os deputados socialistas algarvios Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos, votaram a favor.
 
Fernando Anastácio, deputado pelo PS Algarve escreveu no Facebook, que relativamente ao voto contra do PS, "o seu compromisso eleitoral para esta legislatura era o da redução do custo das portagens", compreendendo a posição do Grupo Parlamentar Socialista. 
 
O deputado lembra que apesar do Governo já ter implementado nesta legislatura descontos nas portagens da A22, "conforme se comprometeu, são medidas importantes mas ainda ficam aquém da nossa expectativa".
 
Já o deputado algarvio João Vasconcelos, eleito pelo Bloco de Esquerda, defendeu que "Abolir as portagens na A22 é estar ao lado das populações do Algarve".
 
Após a votação na Assembleia da República, o parlamentar clarificou que foi a nona vez que o Bloco apresentou uma proposta para abolir as portagens, e "sempre travada pelos restantes partidos".
 
Atendendo a que a sinistralidade não pára de aumentar na EN125 e que “se considera injusta a cobrança de portagens aos contribuintes”, a Comissão de Utentes da Via do Infante, lembra que só entre 1 e 21 de janeiro a região somou 453 acidentes de viação (mais 39 que no mesmo período do ano passado), com 2 vítimas mortais e 11 feridos graves (entretanto sucederam-se mais 2 mortos na EN125).