Um grupo de ativistas do Algarve convocou uma manifestação contra o racismo, a xenofobia e o fascismo, no próximo sábado, 24 de fevereiro, pelas 15 horas no coreto do Jardim Manuel Bivar em Faro.
O protesto nacional organizado pelo Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia ocorre simultaneamente em sete cidades do país – Braga, Coimbra, Guimarães, Porto, Viseu, Lisboa e Faro.
Com o mote "Vota contra o racismo e a xenofobia", a organização adianta em comunicado, que "o protesto-vigília alerta para os perigos associados à crescente força da extrema-direita, em Portugal e em todo o mundo".
O objetivo é sensibilizar para a importância dos valores de solidariedade, igualdade, liberdade, e dos direitos humanos "que diariamente são ameaçados por discursos e atos de ódio para com minorias étnicas e raciais, particularmente agravados no contexto da imigração na atualidade", consideram os ativistas.
A vigília em Faro conta com várias intervenções e discursos e tem o apoio de diversos coletivos ativistas locais, nomeadamente da Rede 8 de março Algarve, Associação Wallride Skate, Comité Custódio Losa, e nacionais, entre os quais Africandé, Afropsis, Associação Cordão, Rede 8 de março, Coletivo pela Libertação da Palestina, Frente anti-racista, Kilombo e vários núcleos anti-fascistas do país.