Saúde

Manifestantes pedem a Marcelo que faça "visita de surpresa" ao Hospital de Faro

Fotos Algarve Primeiro
Fotos Algarve Primeiro  
Algumas dezenas de pessoas participaram esta tarde, junto ao Hospital de Faro, numa manifestação silenciosa, para demonstrar apoio à médica Diana Pereira, que denunciou vários casos de alegada negligência médica no Serviço de Cirurgia Geral daquela unidade hospitalar.

 
Vestidos com t-shirts pretas em sinal de luto e com fotografias alusivas a casos que dizem ser de negligência médica, os manifestantes mostraram-se revoltados com o serviço prestado naquele hospital, pedindo ao Governo que mude a situação que consideram "inconcebível".
 
Janete Serrano, uma das promotoras da manifestação explicou ao Algarve Primeiro, que o seu caso é revelador de que alguma coisa não está bem, referindo-se à filha que disse tratar-se de mais um caso de negligência médica, e ao pai que em seu entender, foi negligência do hospital. "É sempre a mesma coisa, há um caso e fica abafado, depois acontece outro e fica abafado, os casos são levados para tribunal, esperam-se anos e as pessoas sofrem", notou.
 
"Sei que a situação não é fácil para os profissionais que trabalham no hospital, já ouvi enfermeiras e auxiliares que me disseram que por muita boa vontade que tenham para dar assistência aos doentes, não têm por vezes o material. Além disso, é um hospital muito pequeno para tanta gente, e o Algarve pertence a Portugal, não é só turismo, não é só comida, não é só festas é também saúde e nós temos que nos fazer ouvir", argumentou.
 
 
Sobre a atitude da médica interna Diana Pereira, afirmou: "tomara que houvesse muitas Dianas neste país, porque infelizmente há muitas pessoas que veem e fecham os olhos e considero que a Diana tem um 'm' de mulher muito grande e merece todo o meu respeito e de todas as pessoas que estão aqui. Depois de termos criado este movimento, 'chovem' casos de negligência de pessoas que desabafam connosco e verificamos que os casos vão parar ao cesto do lixo, somos apenas números, pagamos os nossos impostos e não querem saber de mais nada. Com todo o respeito, peço ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, para vir ao hospital de Faro, mas de surpresa, que venha ver, porque se os médicos e enfermeiros se queixam que estão exaustos é normal que possa haver negligência, entendemos que por vezes, também não conseguem fazer mais e melhor", comentou.       
 
Segundo os manifestantes, o objetivo desta primeira iniciativa é pressionar as entidades competentes para que sejam ouvidos, caso contrário, prometem continuar a lutar.  
 
Após uma primeira concentração junto à igreja de São Luís, seguiram num cordão humano em redor do hospital, culminando com uma paragem junto à entrada principal do Serviço de Urgência onde cumpriram um minuto de silêncio.