Sociedade

Manjares Serranos e Folclore estão de volta à Cortelha

A Aldeia da Cortelha volta a receber a já habitual mostra gastronómica da Serra do Caldeirão, denominada como Manjares Serranos.

PUB
 
Para completar o ambiente o Polidesportivo da Cortelha, recebe diversos grupos no âmbito do Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.
 
Saborear pratos tradicionais da gastronomia serrana, como é o caso das papas de milho, galo com grão, javali estufado, orelha de porco, chouriço, aguardente de medronho, entre muitos outros, será possível já nos dias 4 e 5 de Agosto, nos Manjares Serranos. 
 
Segundo frisa a organização em nota de imprensa, depois do sucesso de anos anteriores, os Manjares Serranos estão de regresso ao interior do concelho de Loulé, mais precisamente à localidade da Cortelha. 
 
No sábado dia 4, a animação será da responsabilidade dos grupos participantes no Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, onde vão estar representadas as danças e cantares de todo o país, desde o Alto Minho com o Grupo de Folclore das Terras de Nóbrega, ao Ribatejo com o Grupo Folclórico da Golegã, passando pela zona de Setúbal com o Rancho Folclórico Praias do Sado, bem como os usos e costumes do interior algarvio com o grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão. No final da noite irá subir ao palco o grupo “Sons do Sul”.
 
No domingo dia 5, terá lugar uma retrospetiva pelo panorama da música popular portuguesa com a atuação do Grupo “Moces Marafados” com as sonoridades das diferentes regiões do país. Do programa da noite consta ainda um baile serrano, com o acordeonista Valter Cabrita.
 
Este é um evento que traz muitos “forasteiros” à Aldeia da Cortelha no primeiro fim-de-semana de Agosto e testemunha disso é Rui Marcos, carpinteiro de profissão e um dos voluntários que colabora na organização desta festa, que afirma que “esta é uma festa que todos os anos traz muitos visitantes e um movimento diferente à nossa serra, quando em pleno verão, o mais fácil seria as pessoas irem para a praia, preferem e gostam de vir até ao interior provar comida caseira”.
 
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore têm entrada livre e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da Região de Turismo do Algarve, do INATEL, do Agrupamento de Escolas Pe. Cabanita – Escola de Salir e da Emprodalbe.