A campanha de angariação de bens do MAR Shopping Algarve reuniu mais de 450 itens para a Associação G.A.T.O., responsável por gerir e equipar dois projetos de habitação e reinserção social para pessoas em situação de sem-abrigo em Loulé.
As doações foram realizadas durante o mês de março por visitantes do MAR Shopping Algarve, colaboradores de lojas, colaboradores de prestadores de serviços e elementos da equipa do shopping algarvio. Algumas marcas do shopping disponibilizaram-se para prestar apoio adicional.
Segundo indica comunicado do MAR Shopping, os artigos doados incluíam palamenta de cozinha, artigos decorativos, iluminação, mobília, atoalhados, jogos de cama, eletrodomésticos vários (maquinas de café, torradeiras, varinhas mágicas, entre outros), estendais de roupa e outros objetos de uso quotidiano, que ajudaram a equipar o projeto "Apartamentos Partilhados" e o projeto "Casa Ajuda", inserido na iniciativa nacional Housing First. Ambos são respostas sociais que estão a ser ativadas no município pela Associação G.A.T.O. em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé e que, no total, têm como objetivo apoiar 15 pessoas em situação de sem-abrigo.
Além dos 450 artigos, doados por colaboradores de lojas, prestadores de serviços e elementos da equipa do MAR Shopping Algarve, foram ainda recebidos inúmeros artigos complementares doados diretamente por visitantes do shopping, que não integram a listagem contabilizada mas que foram encaminhados para a Associação G.A.T.O. para serem utilizados nos projetos de habitação.
O objetivo dos dois "Apartamentos partilhados" temporários e da iniciativa "Housing First", pioneira no Algarve, é a reinserção e integração de pessoas em situação de sem-abrigo na sociedade, promovendo a vida independente e fazendo o acompanhamento por uma equipa técnica, que se foca em áreas como a saúde, educação, trabalho, higiene e gestão doméstica. Estes projetos decorrem de protocolos assinados entre o Instituto da Segurança Social e várias associações ao nível nacional, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. No Algarve, dois destes protocolos foram assinados com o G.A.T.O. – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, uma IPSS que existe há mais de 30 anos no Algarve, estando sediada em Faro.