Sociedade

Mar Shopping Algarve implementa projeto pioneiro para total integração do público daltónico

 
Existem atualmente, a nível global, 350 milhões de daltónicos, o que representa 10% da população masculina em todo o mundo.

As estimativas indicam que 42% destas pessoas sentem que é difícil integrarem-se na sociedade, algo que decorre da sua dificuldade em identificar as cores presentes em vários sistemas da vida quotidiana. Com vista à maior integração da população daltónica, os centros comerciais MAR Shopping Matosinhos e MAR Shopping Algarve implementam agora o sistema ColorADD, um projeto pioneiro com vista à plena integração de todos os visitantes, que através de sinalética não intrusiva complementa os sistemas de comunicação cromáticos já existentes.
 
O ColorADD está já ativo nos parques de estacionamento e nos sistemas de recolha seletiva de resíduos dos dois centros comerciais, os primeiros do país a implementar esta solução. Como ação complementar à implementação do ColorADD, está também prevista a ativação de um plano de comunicação e aprendizagem onsite e online para visitantes e colaboradores.
 
Para 2021, os centros MAR Shopping têm como objetivo a obtenção da certificação AIS-Accessibility Indicator System, que visa o mapeamento das atuais infraestruturas de acessibilidade, enquadrando-as com os standards nacionais e internacionais, mas também a análise e melhoria da acessibilidade e mobilidade sensoriais e cognitivas.