Economia

Marca imobiliária 100% portuguesa prepara-se para abrir mais uma loja em Albufeira

A Predimed, é uma marca registada de mediação imobiliária, criada em 2004, presente em todo o território nacional, promovendo a credibilização da mediação imobiliária. Esta semana, prepara-se para abrir mais uma loja na região, em Albufeira. A nível nacional a empresa já tem mais de 100 lojas, só no Algarve são 17.

PUB
O Algarve Primeiro falou com o diretor nacional da Predimed, Leonardo Paço, que adiantou um pouco da história da empresa fundada por Miguel Ribeiro. A fase mais dificil, aconteceu entre 2011/2012, devido ao "crash" financeiro internacional, «levando a que nós praticamente renascessemos das cinzas, e começássemos a enveredar por vender a marca, em formato de franchising». De lá para cá, a empresa tem-se expandido. O conceito é ter um máximo de três lojas por concelho. No Algarve, Portimão, Albufeira e Loulé, já chegaram a esse patamar. O responsável explicou que na região a marca já é conhecida: «se fosse em Lisboa, seriam necessárias 100 lojas para ter visibilidade, mas aqui já dá para sermos conhecidos, apesar da grande dimensão geográfica da região, não há muita gente em comparação com a capital».
 
Ainda recentemente, foi inaugurada uma loja Predimed na Andaluzia, junto à fronteira com o Algarve, dando início à expansão da empresa na vizinha Espanha.
 
Voltando ao Algarve, é no concelho de Portimão onde a marca regista uma maior dinâmica comercial. Segundo explicou, «o concelho em si, além da parte turística tem também uma forte componente residencial, o que faz com que existam mais vendas e rendas». E se a pandemia afetou o setor do turismo, no imobiliário isso não se verificou. Em 2021, a Predimed  já bateu por quatro vezes o recorde de faturação de sempre: «o recorde foi registado em setembro, mas já tinha sido batido três vezes antes, e isso tem a ver não só com o aumento que temos tido, mas também porque está a ser um ano muito bom para o imobiliário no geral», observou. 
 
Leonardo Paço - Diretor Nacional da Predimed
 
A área de trabalho da Predimed, é abrangente, desde imóveis de luxo incluídos no catálogo "Prestige" até à venda do apartamento normal ou ao terreno. Dados da empresa apontam que cerca de 90% da faturação, esteja ligada a negócios realizados com clientes nacionais, restando uma pequena franja de clientes estrangeiros. «Aquilo que se dizia há algum tempo de franceses estarem a comprar muito em Portugal e particularemente no Algarve, realmente aconteceu, mas hoje começaram a vender, alguns para fazerem o chamado "upgrade", outros porque se vão embora, perderam alguns benefícios do Governo francês, em termos de terem cá as reformas. Quanto ao mercado inglês, é praticamente inexistente neste momento no Algarve, há exceção do mercado de luxo, e esse não se vende todos os dias.»     
 
Natural de Lisboa, Leonardo Paço, residente em Albufeira, disse que a sua missão é andar de um lado para outro, «vou fazendo uns quilómetros e acompanho como é que estão a correr as coisas, visito com muita frequencia as nossas lojas, umas mais do que outras devido também às distâncias, mas a minha missão, é desenvolver o negócio da rede Predimed». A título de curiosidade, Leonardo Paço, que foi profissional de futebol, veio para o Algarve aos 21 anos, tendo jogado no Farense, onde teve o privilégio de jogar na época em que a lenda do clube algarvio Paco Fortes, fez a sua última temporada como jogador. Entretanto na época seguinte, Leonardo saiu do clube e andou por Coimbra e Madeira, até ter optado mais tarde por se fixar no Algarve, pela «qualidade de vida e proximidade com o mar», factores que pesaram muito na sua decisão de escolher a região para residir, onde está há 31 anos.