O inovador catamarã Sunconcept Cat 12.0 produzido pela empresa SunConcept, sediada na Área Empresarial de Marim, no concelho de Olhão, será este sábado, 15 de junho, apresentado pelas 16h30 na Marina de Vilamoura, no âmbito do Boat Show 2019.
O design, é da responsabilidade criativa da empresa portuguesa Almadesign. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na cerimónia, assim como a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
O CAT 12.0 é um inovador catamaran movido a energia solar, com capacidade para 25 a 45 passageiros, de linhas modernas e sofisticadas, com 12 metros de comprimento e 27,5m2 de área útil de convés.
No projeto o foco de atividade da Almadesign foi a inovação através do Design, contribuindo para um barco único, que marca uma nova janela na evolução da náutica portuguesa. Este projeto foi também premiado recentemente pela Green Gold Design Award 2019, na categoria Green Transportation.
O CAT 12.0 utiliza como fonte de energia a luz do Sol que é armazenada nos painéis fotovoltaicos existentes. Pode navegar a custo zero e ainda beneficiar de uma manutenção 85% mais económica do que nos barcos tradicionais.
Não consome combustíveis fósseis e não produz gases de efeito de estufa. Os seus motores elétricos não derramam óleos nem produzem fumos de escape que prejudiquem o ambiente. O casco, especialmente concebido para impacto mínimo no ecossistema, permite estar em perfeita harmonia com a natureza envolvente e preservar a fauna e flora ribeirinhas.
A propósito desta apresentação João Bastos, diretor geral da SunConcept, disse ao Algarve Primeiro, que o novo modelo "CAT 12.0", tem características diferentes do modelo anterior, «com mais capacidade de transporte de pessoas, mais velocidade, possibilitando a navegação "off shore"».
O responsável mostrou-se otimista sobre este novo projeto, até porque estará em destaque no Boat Show Vilamoura, para além da presença do Presidente da República e da Ministra do Mar.
João Bastos, adiantou que a empresa, é no fundo um estaleiro naval onde se produzem embarcações movidas a energia solar, um dos objetivos é a internacionalização, estando para já presente na Suiça e na Alemanha.